Setor privado debate estratégia brasileira para biodiversidade



Líderes empresariais de todo o País envolvidos nas discussões sobre o uso sustentável da biodiversidade se reunirão nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4), em Brasília (DF), para ajudar a definir a estratégia brasileira de biodiversidade.

O encontro faz parte da iniciativa Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), WWF-Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

O objetivo do encontro é elaborar, de forma participativa, com diferentes setores da sociedade, as medidas que serão contempladas pelo Plano Estratégico da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) para 2020, aprovado na 10ª Conferência das Partes (COP 10), realizada em Nagoya, no Japão, em outubro do ano passado.

As 20 metas contempladas no Plano Estratégico da CDB estão subdivididas em cinco objetivos estratégicos que tratam de questões vão desde o estímulo ao desenvolvimento sustentável, a conservação da biodiversidade terrestre e marinha, até o combate aos fatores de pressão aos ecossistemas. Os objetivos abordam ainda questões como o aumento do conhecimento sobre o valor da biodiversidade e a mobilização de recursos financeiros.

As metas globais são amplas e a ideia é que os setores da sociedade trabalhem sobre as metas globais e elaborem submetas nacionais que sejam adaptadas à realidade brasileira, seja por setor específico ou por biomas.

As metas que mais afetam ao setor empresarial são as que se relacionam com a incorporação dos custos da biodiversidade nas contas nacionais, a valoração da biodiversidade, a redução da poluição, o pagamento por serviços ambientais, a implementação do protocolo de Nagoya sobre acesso e repartição dos benefícios oriundos do uso da biodiversidade (Protocolo de ABC) e mobilização de recursos financeiros.

O evento conta ainda com o apoio do Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB), Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Versão brasileira

O Brasil também vai dar início ao processo de revisão e atualização da sua estratégia nacional para biodiversidade. Para isso, o governo - por meio do MMA e das organizações civis - realizará consultas aos diversos setores da sociedade brasileira para ajudar na elaboração de metas nacionais de biodiversidade para 2020. Ao todo, serão cinco reuniões setoriais: setor privado; sociedade civil; governos (estadual, municipal e federal); academia; e povos indígenas e comunidades locais.

Os documentos elaborados nesses encontros serão consolidados e apresentados em uma reunião final com representantes de todos os setores para avaliação e considerações finais. Em seguida, o documento resultante desse processo irá para consulta pública.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente 

 

02/08/2011 16:07


Artigos Relacionados


Setor privado se mobiliza pela biodiversidade no Brasil

Brasil lança consulta sobre estratégia para conservação da biodiversidade

MMA e parceiros vão ouvir comunidades tradicionais para elaborar estratégia nacional de Biodiversidade

MMA lança consulta sobre estratégia nacional de conservação da biodiversidade

Setor privado critica alterações em projeto que amplia uso de pregão eletrônico no setor público

Audiência pública debate qualidade da internet banda larga brasileira e as políticas públicas para o setor