Sibá aponta avanço do Brasil em eficiência energética



O senador Sibá Machado (PT-AC) apontou nesta quarta-feira (16) a atuação destacada do Brasil no tocante à racionalização da geração e do consumo de energia. Segundo observou, o país vem implantando, desde a segunda crise mundial do petróleo (final dos anos 70), programas voltados para o uso eficiente de energia. Graças a essa experiência, estaria dando passos decisivos no sentido do uso inteligente de suas reservas energéticas e servindo de exemplo para outras nações.

- Somente a decisão firme de governos e, fundamentalmente, de estudiosos e técnicos é que tornou possível a conquista de novos marcos na racionalização do uso de energia e na capacitação brasileira, a ponto de transformar o Brasil em referência mundial - avaliou.

Sibá também lembrou que, paralelamente, a sociedade tem-se mostrado mais consciente da importância de combater o desperdício e preservar os recursos naturais. Dentre os programas de eficiência energética assinalados em seu discurso, está o Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica), criado em 2004 para diversificar a matriz energética nacional. A iniciativa prevê a contratação de 3,3 mil megawatts de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), a partir de fonte eólica, da biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas.

Em aparte, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) cobrou mais incentivos e redução da carga tributária para empresas que atuam em reciclagem. Já os senadores César Borges (PFL-BA), Heráclito Fortes (PFL-PI), Tasso Jereissatti (PSDB-CE) e José Jorge (PFL-PE) criticaram a paralisação de obras de geração de energia no atual governo. Tacharam ainda de "propaganda enganosa" o programa eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria mostrado imagens falsas de obras da refinaria de petróleo em Pernambuco e do metrô em Recife, Fortaleza e Salvador.

16/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SaferNet do Brasil aponta avanço da Google no combate à pedofilia

Inmetro inicia operação Eficiência Energética

São Paulo inaugura casa de eficiência energética

São Paulo inaugura casa de eficiência energética

Secretaria de Energia organiza seminário de eficiência energética

Eficiência Energética é novo curso do ensino técnico