Sibá defende produção de álcool a partir da mandioca



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu, nesta terça-feira (30), a utilização de tubérculos ricos em amido, tais como mandioca e batata-doce, como matéria-prima para a produção de álcool no país. Apresentando, da tribuna, vários produtos do processamento de mandioca em usina experimental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sibá listou vantagens do cultivo da planta para a produção de álcool em comparação com a cultura tradicional da cana-de-açúcar.

Uma das principais vantagens apontadas por Sibá do emprego de mandioca em vez de cana-de-açúcar para a produção de álcool seria a possibilidade de empregar em larga escala famílias de assentados da reforma agrária nas lavouras de mandioca, ao contrário do que ocorre atualmente nos canaviais, onde a tendência é de mecanização total da atividade. O senador destacou também as propriedades superiores do álcool feito a partir da fécula de mandioca, no que se refere a produção de perfumes, bebidas e alguns tipos de alimentos.

- Eu acho que a mandioca, a batata-doce, ou outros amidos podem oferecer a chance de horizontalizar a participação dos assentados da reforma agrária em um empreendimento de nível mundial, como é a produção de biocombustíveis - disse.

Em seu pronunciamento, Sibá chamouainda a atenção para a necessidade de se promover debates com técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visando a estudar a possibilidade de aumentar a produtividade de lavouras de mandioca, que atualmente apresentam rendimento menor, por hectare, do que a cana-de-açúcar.



30/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá defende produção de álcool a partir da mandioca

Sibá destaca produção de álcool a partir da mandioca

Sibá destaca produção de álcool a partir da mandioca

Plástico biodegradável é produzido a partir do amido de mandioca

Encontro debate melhorias para produção de mandioca

Agricultura: Estudo revela perfil da produção de mandioca