Sibá destaca a criação de empregos com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro



O senador Sibá Machado (PT-AC) anunciou em Plenário que a Petrobras, juntamente com os parceiros Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Grupo Ultra, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva resultado de estudos para implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, entre os municípios de Itaboraí e São Gonçalo, com capacidade de produção diária de 150 mil barris de petróleo. O investimento total é da ordem de US$ 6,5 bilhões.

Segundo Sibá, a estimativa é que, na fase de operação das três gerações industriais da cadeia petroquímica, serão abertos 50 mil postos de trabalho e, durante a construção, 212 mil empregos diretos e indiretos.

A região foi escolhida, segundo o parlamentar, pela disponibilidade de infra-estrutura portuária, dutoviária e rodoferroviária para recebimento de matéria-prima e escoamento da produção.

Sibá informou que serão investidos US$ 3,5 bilhões na Unidade Petroquímica Básica, base para um parque industrial.Disse ainda que em São Gonçalo será instalado um Centro de Inteligência do Complexo Petroquímico, além de uma Central de Escoamento de Produtos Líquidos, além de empresas de terceira geração que utilizam petroquímicos para produção de itens diversos, de utensílios plásticos a componentes para aviões e navios. Acrescentou que será construído um parque de terceira geração que estimulará investimentos, criação de empregos e arrecadação de impostos.

Sibá foi aparteado pelo líder da minoria José Jorge (PFL-PE) que pediu seu auxílio para que o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, compareça até a próxima quarta-feira (5) à audiência conjunta das comissões de Infra-estrutura (CI) e Educação (CE) do Senado.

Ainda em seu discurso, Siba fez referência ao episódio protagonizado pela deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), argumentando que ela foi levada pela emoção em função da "correta absolvição" do deputado João Magno (PT-MG), por esse não ter tido, de fato, nenhum vínculo direto com o recebimento de "mensalão".

O senador também foi aparteado pelos senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e José Jorge (PFL-PE) e Magno Malta (PL-ES).



29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde prepara SUS para Complexo Petroquímico do Rio

Sibá destaca reportagem que contesta número de empregos em bingos

Acordo com a Petrobras prevê desenvolvimento de regiões no Complexo Petroquímico do Rio

OTONIEL DESTACA SUA LUTA PELA CRIAÇÃO DE EMPREGOS

Expedito Júnior destaca desempenho de Rondônia na criação de empregos

Reforma agrária ajudará a gerar empregos, prevê Sibá