Sibá elogia ações do governo Lula para desenvolver Amazônia



O modelo de planejamento que está começando a ser implementado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o desenvolvimento regional, em especial da região amazônica, deve ser visto como uma lição de como todos os governos devem encaminhar as propostas de desenvolvimento para o país. A opinião é do senador Sibá Machado (PT-AC), que nesta sexta-feira (16) elogiou a lista de medidas recentemente anunciadas pelo presidente Lula, em viagem ao Acre, para desenvolver a região.

Na opinião de Sibá, as intenções do governo federal para a região demonstram uma nova metodologia de discussão sobre o desenvolvimento regional. Ele destacou o fato de a visão do governo priorizar a observação da realidade local, atentando para as proposições apresentadas pelas comunidades interessadas e que vivenciam as necessidades e para a conservação do meio ambiente.

- Esse é o fim da era em que o desenvolvimento no país era pensado a partir da tecnocracia e da burocracia de Brasíla - afirmou o senador, salientando o lançamento do Programa Amazônia Sustentável, que será elaborado por uma comissão interministerial sob a coordenação da Casa Civil, com a participação de um representante de cada estado: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

A comissão terá, conforme informou Sibá, um prazo estipulado de 90 dias para a apresentação do primeiro estudo básico para a construção do Plano Plurianual de Investimentos (PPA), que terá como linha diretriz a produção sustentável com alta tecnologia, novo padrão de financiamento, reordenamento do território, inclusão social e infra-estrutura básica.

- Essa será a primeira experiência de realizar a transversalidade do planejamento e das ações do governo para a Amazônia, antes tratada de forma segmentada - disse ele.

O senador Sibá Machado ressaltou que o programa servirá para orientar a alocação de recursos públicos e privados para região, especialmente das agências de fomento e de desenvolvimento regional, como o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outros.

Ele enumerou, ainda, três compromissos assumidos pelo presidente Lula com a Amazônia. São eles: a revisão do modelo de reforma agrária atualmente adotado para a região; a implementação do Programa Proambiente e o redesenho das atribuições do Basa como instrumento de apoio ao desenvolvimento regional.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) juntou-se às expectativas positivas de Sibá Machado em relação ao desenvolvimento da região amazônica, manifestando sua admiração pelo Acre, estado do orador, que, em sua opinião, deveria -ser transformado em grande vitrine do desenvolvimento regional-.



16/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá elogia governo Lula por políticas favoráveis aos municípios

Sibá destaca ações governamentais para diminuir o desmatamento da Amazônia

Sibá elogia novas regras para combate ao desmatamento na Amazônia

Sibá elogia postura de Lula em negociação com índios

Sibá defende Lula de culpa no episódio do dossiê e elogia o presidente

Sibá destaca ações ambientais do governo do Acre