Sibá Machado lê texto que exalta a luta da UNE



O senador Sibá Machado (PT-AC), ao prestar sua homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), leu um texto de Arthur Poerner, que estava entre os homenageados, intitulado "UNE: Passado de conquistas, futuro de novos desafios". No texto, Poerner faz um histórico e exalta as lutas, as realizações e as conquistas da entidade em sete décadas de existência, especialmente no processo de redemocratização do Brasil.

O autor lembra, no texto lido por Sibá, que a partir da fundação e consolidação da UNE os estudantes passaram a ter presença ativa e constante na política nacional, sobretudo a partir da primeira grande passeata, realizada em 4 de julho de 1942, no Rio de Janeiro, pela declaração de guerra às potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália).

Ele recorda a participação da UNE na luta contra o regime militar, nos anos 60, que culminou com a prisão dos quatro principais líderes estudantis da época, juntamente com mais de 900 participantes do 30º Congresso da UNE, em Ibiúna, no dia 14 de outubro de 1968, e a edição do Ato Institucional (AI) nº 5, em 13 de dezembro, que levou a um maior endurecimento do regime.

Reconstruída a partir do seu 31º Congresso, em Salvador, em outubro de 1979, afirma Arthur Poerner no texto lido por Sibá, a UNE reconquistou a legalidade e o direito de participar, abertamente, das lutas pela democratização, pelo crescimento econômico e pela ética na política.

"E aqui chagamos ao futuro que espera os sucessores de Gustavo Petta, o único presidente reeleito da UNE, e da vice-presidente Louise Caroline, aos desafios que terão de vencer para manter o prestígio construído ao longo de sete décadas de ativa participação na edificação da nossa democracia", afirma Poerner no texto lido por Sibá.

04/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado defende o fim do vestibular

Sibá exalta Embrapa e diz que biocombustíveis não encarecem alimentos

Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições

João Pedro homenageia Sibá Machado

Sibá Machado relaciona potencialidades do biodiesel

Sibá Machado não acredita em uso político da TV pública