Sibá exalta Embrapa e diz que biocombustíveis não encarecem alimentos



O senador Sibá Machado (PT-AC) louvou, nesta quinta-feira (24), o trabalho realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que completou 35 anos e cujas pesquisas aumentaram a produtividade do agronegócio brasileiro. O parlamentar também aproveitou para rechaçar recente declaração de representante da Organização das Nações Unidas (ONU), que responsabilizou a produção de biocombustíveis pelo aumento no preço mundial dos alimentos. Segundo Sibá, a União Européia não pode concorrer com o Brasil no que se refere a essa nova fonte de energia.

- Na falta dessa competitividade, os europeus lançam essa idéia desesperadora e muito infame - reagiu.

Sobre o crescimento no preço dos gêneros alimentícios, o senador adotou tese defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que esses gastos estariam subindo porque países como Índia, China e Brasil investiram no processo de redistribuição de renda, aumentando, assim, a demanda por gêneros de primeira necessidade. Para continuar incrementando a produtividade agrícola do país, Sibá considerou importante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Embrapa, ocorrido nesta quarta-feira (23).

- Haverá a transferência de mais de 900 milhões de reais, mais o orçamento da Embrapa, até 2010, para fortalecer a rede de pesquisa, contratar pessoal - serão 750 novos pesquisadores -, além do pessoal necessário para apoio e da criação de outros centros de pesquisa - comentou.

Sibá Machado justificou a necessidade de a Embrapa estar preparada para enfrentar desafios, como a criação de alternativas de bioenergia e a elaboração da base tecnológica para a convivência com as alterações climáticas. E mencionou também as melhorias obtidas na safra graças às pesquisas da empresa. A plantação de grãos, que em 1990 ocupava 34,8 milhões de hectares e resultava em 54,6 milhões de toneladas, expandiu-se para 46 milhões de hectares plantados, gerando 115 milhões de toneladas de grãos em 2006.



24/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá lê nota contestando críticas da ONU a biocombustíveis

Sibá Machado lê texto que exalta a luta da UNE

Embrapa e Reino Unido pesquisam biocombustíveis de 2ª geração

Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis

Embrapa estuda relação entre produção de biocombustíveis e segurança alimentar

Fabricação de biocombustíveis não vai prejudicar produção de alimentos, diz Ipea