Sibá Machado: visão estratégica de Lula está surpreendendo
O senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (11), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mostrando no início de seu mandato uma visão estratégica que vem surpreendendo até mesmo integrantes de seu partido.
- Eu mesmo, por exemplo, fiquei com medo, perguntando se iríamos dar conta do recado, mas, ao final dos primeiros meses, o presidente Lula mostrou que está preparado para os desafios do país - afirmou.
A política de fortalecimento do Mercosul e de se aproximação com os países andinos, na sua opinião, mostra -visão de futuro- do presidente da República. Para Sibá Machado, só com a união os sul-americanos terão condições de enfrentar os grandes blocos econômicos que surgiram nos últimos anos na Europa e na América do Norte. Ao mesmo tempo, observou, a política do governo busca aumentar seu comércio com a Rússia, a China e até mesmo os africanos, estes encabeçados pela África do Sul.
De acordo com o senador, a estratégia do governo é simples: primeiro, está fazendo -o dever de casa-, que são as reformas tributária e previdenciária. O segundo passo já está sendo dado, como uma reformulação dos planos de apoio à infra-estrutura de produção, incluindo as áreas energética, de transportes e abastecimento. Ao lado disso, observou, o governo executará a reforma agrária.
Mais tarde, conforme Sibá Machado, o governo terá de fazer uma -negociação de dívidas, chamando os setores que mais ganharam em todos os governo - o financeiro-.
- O setor financeiro nunca tomou prejuízo em qualquer governo, nem mesmo no governo Fernando Collor. Está na hora de esse setor dar uma ajuda ao Brasil - sustentou.
O senador informou que integrará uma missão de senadores à Alemanha para conhecer os avanços na área de energias alternativas, principalmente a oriunda da biomassa, e que, ao voltar, apresentará relatório ao Congresso.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que se preocupa muito com as relações de trabalho dentro dos grandes blocos econômicos e deu todo apoio à idéia do presidente Lula de fortalecer o Mercosul.
11/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado defende candidatura de Lula à reeleição
Seminário discute visão estratégica da Amazônia na quarta-feira (13)
Painéis de especialistas abordam visão estratégica da Amazônia nesta semana
Eduardo Siqueira Campos defende visão estratégica para o BNDES
Alencar teve visão estratégica nos negócios e defendeu crescimento econômico do País, diz nota do MEC
Mercadante aplaude visão estratégica da China e do Brasil de buscarem cooperação nuclear bilateral