Simon apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de Osíris Filho



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) encaminhou nesta segunda-feira (2) um requerimento de profundo pesar pela morte, aos 69 anos de idade, do ex-secretário da Receita Federal Osíris Lopes Filho, integrante do governo do ex-presidente Itamar Franco. À época, Simon também ocupou o cargo de líder do governo no Senado.

- Eu convivi com esse homem público e ele me impressionou muito mesmo. Eu perdi um amigo por quem eu tinha muito carinho. Eu me honrei de ser líder do governo Itamar porque esse foi o padrão do seu governo. Não teve ninguém até hoje que eu ache mais digno, mais correto, mais reto do que foi o Osíris. Deus o tenha em paz. Morreu um grande homem - lamentou.

Simon lembrou que, quando chefiou a Receita Federal, Osíris aumentou em quase 50% a arrecadação sem aumentar um centavo sequer na carga tributária. Na época, frisou o senador, a carga tributária equivalia a 22% do PIB e hoje é de 36%. Ele disse que Osíris costumava afirmar que não adianta aumentar imposto no Brasil, porque a carga já é alta e aumentá-la só aumenta a sonegação. Para ele, o governo precisava ter competência para cobrar imposto de quem pode e deve pagar

O senador lembrou o episódio em que a comissão técnica e os jogadores da seleção brasileira conquistaram o penta campeonato mundial e, ao regressar ao Brasil, trouxeram diversos artigos estrangeiros, excedendo a cota permitida. Osíris mandou cobrar os impostos sobre o excesso. O governo interferiu, não deixou a Receita Federal cobrar e Osíris pediu demissão.

- É impressionante como o Brasil é um país onde não acontece nada com o rico, nem pagar o que deve à Receita. O Pedro Simon não tem casa própria. Moro num apartamento do Senado. Mas, se de repente o Pedro Simon aparecer com uma espetacular duma casa em Brasília, tem que investigar de onde é que veio o dinheiro. Eu não entendo por que é que não se faz isso no Brasil. O Osíris viu e fez. Ele viu, estava na posição exata para fazer isso e fez isso - afirmou.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) ressaltou, em aparte, a qualidade de Osíris Lopes Filho como homem público e o reconhecimento unânime da sua seriedade na condução da Receita Federal. Osmar Dias disse que Osíris, que integrava os quadros do PDT, preparava uma análise sobre a reforma tributária e prestaria consultoria aos parlamentares do partido.



02/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de político baiano

Suplicy apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de suplente

Jucá lamenta morte de ex-suplente e apresenta requerimento de voto de pesar

Inácio Arruda requer voto de pesar pela morte de filho do presidente da Embratur

Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes

Plenário aprova requerimento de voto de pesar pela morte de dom Ivo Lorscheiter