Simon diz que ACM "foi o último expoente de uma geração de grandes lideranças"



Em entrevista concedida nesta sexta-feira (20), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) comentou a morte do senador Antonio Carlos Magalhães, ocorrida na manhã desta sexta-feira (20) no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, em decorrência de parada cardíaca após 40 dias de internação hospitalar. Para o parlamentar gaúcho, ACM "foi o último expoente de uma geração de grandes lideranças, que, lamentavelmente, está chegando ao fim".

- O Congresso teve uma renovação exagerada, o que gerou o afastamento de grandes nomes - avaliou Simon, ressaltando que "esses nomes, de história e de biografia, hoje se ressentem com o baque da morte de Antonio Carlos".

Simon avaliou ainda a evolução de ACM na política, enfocando sua vida pública na Bahia e sua participação no governo do regime militar de 1964, até a dissidência do senador baiano do grupo no Colégio Eleitoral de 1985 - que escolheria o primeiro presidente da República civil em 11 anos.

Na ocasião, lembrou Simon, ainda na convenção para escolha de candidatos a presidente, Antonio Carlos deixou o partido do governo (PDS) e o candidato governista Paulo Maluf, para apoiar o candidato Tancredo Neves, da Frente Liberal, com o apoio do PMDB, no Colégio Eleitoral. Tancredo, eleito, faleceu, e José Sarney, do PMDB, e vice de Tancredo Neves, assumiu a Presidência da República.

-Na época, Antonio Carlos, que já havia sido escolhido por Tancredo Neves para compor seu futuro ministério e foi mantido para o Ministério das Comunicações de Sarney - ressaltou Simon, enfatizando o grau de influência de ACM na composição das coligações de então.

Pedro Simon classificou de "imensa" a biografia política de ACM, considerando sua trajetória na Bahia, onde o senador falecido foi prefeito, deputado estadual e federal e governador por três vezes.

- Com sua capacidade, garra, e a virtude de grande debatedor, conseguiu que a Bahia alcançasse um desenvolvimento extraordinário, tanto na sua gestão direta como na do seu grupo político - acrescentou Simon.



20/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Expoente da nova geração cubana se apresenta no Memorial

Música: Expoente da nova geração cubana William Vivanco canta no Memorial

Show: Expoente da nova geração cubana William Vivanco canta no Memorial

Simon critica lideranças de seu partido que não querem candidatura própria a presidente

SIMON: "SOMOS DA GERAÇÃO DE JOSAPHAT"

Chico Xavier foi o principal expoente espírita do Brasil