SIMON: "SOMOS DA GERAÇÃO DE JOSAPHAT"



"Vamos poder dizer que éramos colegas do senador Josaphat Marinho e votamos o projeto do novo Código Civil que tem a sua marca. Poderemos dizer que somos da geração Josaphat Marinho." Foi com frases como estas que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou hoje (dia 25) o trabalho do senador na relatoria-geral da comissão especial que estudou o projeto do novo Código Civil.

Pedro Simon citou a inclusão, no Código, da função social da proprietade, respeitadas a flora, a fauna e o equilíbrio ecológico, como exemplo de avanço na nova legislação. O senador gaúcho considerou fundamental o artigo que obriga uma pessoa a restituir bens se os sinais evidentes de riqueza não forem compatíveis com sua renda ou seus bens.

Outro ponto apontado como "uma quase revolução" pelo texto do projeto é a parte que trata da "desconsideração da pessoa jurídica", quando a empresa ilicitamente quer confundir-se com a pessoa de seus sócios ou de seus dirigentes. "Esse é um princípio filosófico fundamental."

Depois de lembrar que o atual Código manteve vigência enquanto o Brasil teve seis Constituições, Pedro Simon disse que só mostra a responsabilidade dos congressistas ao votar o novo Código. "Por isso, fez bem o senador Josaphat Marinho ao não se decidir por nenhuma nova revolução no Código. Nada de clonagem. O que está lá representa a média do pensamento brasileiro."



25/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon: Josaphat Marinho deixa um vazio na vida pública

Simon diz que ACM "foi o último expoente de uma geração de grandes lideranças"

”Todos somos responsáveis”

IBGE divulga censo: somos 190.732.694 brasileiros

LUZIA TOLEDO ADVERTE: "SOMOS GUERREIRAS"

Cristovam para Genoíno: "Não somos robôs votantes"