Simon diz que iniciativas oficiais para conter avanço do 'crack' são insuficientes
Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que as iniciativas oficiais para conter o avanço do crack são insuficientes dada a velocidade com que cresce o consumo da substância no Brasil. O senador lamentou que as iniciativas do governo federal de combate às drogas deixem de fora as pequenas cidades, ressaltando que o crack já é encontrado nesses locais, e não só nos grandes centros, como ocorre com drogas mais caras.
Simon chamou a atenção para o maior perigo do crack, que está na rapidez dos seus efeitos e na velocidade com que o vício se estabelece, o que o transforma, em sua avaliação, na droga mais prejudicial.
- Não há droga mais destrutiva do que o crack. Ela vicia de imediato! Ela mata! Dezoito por cento dos usuários de crack perdem a vida no período de um ano. A maioria dessas pessoas morre por algum motivo violento ligado ao consumo do crack – lamentou o senador, que apontou o cometimento de crimes por 60% dos usuários.
Além disso, o uso da droga por crianças preocupa o senador. Ele citou estudos segundo os quais a média de iniciação é de 13 anos, mas há relatos de crianças viciadas aos 9. Outra preocupação é o que o senador chama de “consumo escancarado”, nas praças das grandes cidades.
- Esse fato impressiona, porque, historicamente, o consumo de substâncias proibidas sempre foi proibido e sempre foi secreto, escondido. O crack é aberto, é público - disse.
O senador indicou aos colegas a leitura de estudo feito pelo consultor legislativo do Senado João Carlos Gastal Júnior sobre o tema.
Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES), que é pastor evangélico e mantém instituições de recuperação de drogados, falou sobre o problema da dependência de álcool no Brasil e disse que só conhece um remédio contra a dependência química:
- O único remédio que eu conheço é Deus de manhã, Jesus ao meio-dia e o Espírito Santo de noite – afirmou.
11/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado busca medidas para conter avanço do 'crack' no país
Para conter avanço da gripe suína, Senado suspende visitação guiada
Roberto Cavalcanti anuncia audiência pública para discutir avanço do 'crack'
CAS realiza na terça audiência sobre o avanço do 'crack' no Brasil
João Claudino pede esforço nacional contra avanço do 'crack'
Subcomissão que estuda o avanço do 'crack' apresenta relatório final na quarta