Senado busca medidas para conter avanço do 'crack' no país
Matéria atualizada às 13h41
Senadores e especialistas discutiram, em audiência pública, medidas para conter o aumento do consumo de crack no Brasil. De acordo com estudo apresentado na semana passada, o número de usuários dessa droga no país chegaria a aproximadamente 1,2 milhão - e a idade média para início do consumo seria de 13 anos.
A audiência, promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, foi solicitada pelo senador Augusto Botelho (PT-RR). Além de reiterar que "o Brasil enfrenta uma epidemia de crack", o parlamentar ressalta que "os efeitos dessa droga suplantam os malefícios causados, em conjunto, por outras substâncias ilícitas ou de venda controlada, como os solventes, a maconha, as anfetaminas e a cocaína".
- Precisamos envolver o Senado na discussão sobre o tema - alertou Augusto Botelho.
Presidente da CAS, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, que foi lançada na semana passada. Ao concordar com Augusto Botelho sobre a necessidade de o Legislativo discutir a questão, Rosalba lembra que essa droga, "que avança em todo o Brasil", tem baixo custo e alto índice de dependência.
Falam aos senadores, entre outros convidados, Francisco Cordeiro, representando a Coordenadoria de Saúde Mental do Ministério da Saúde; Ronaldo Ramos Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo e investigador do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas; e Paulo Camargo, representante da Rede Rede Brasil Sul (RBS).
Mais informações a seguir
11/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon diz que iniciativas oficiais para conter avanço do 'crack' são insuficientes
Vital do Rêgo pede medidas urgentes contra avanço do crack
Para conter avanço da gripe suína, Senado suspende visitação guiada
Ana Amélia registra criação de banco de dados sobre avanço do consumo de 'crack' em todo o país
Comissão do Senado discute medidas para conter assoreamento no Pantanal
Roberto Cavalcanti anuncia audiência pública para discutir avanço do 'crack'