Simon diz que José Alencar terá que conciliar interesses para colocar em prática a transposição



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a primeira missão do vice-presidente da República José Alencar para colocar em prática a transposição do Rio São Francisco para o semi-árido nordestino será conciliar os interesses dos estados que cederão e os dos que receberão as águas. Para ele, o que é uma maravilha para uns aparenta não ser para outros.

- Se por um lado alguns estados vêem a transposição como uma chance de avançar, de se desenvolver, outros encaram o projeto com preocupação, temerosos com a sobrevivência do próprio Rio São Francisco - comparou Pedro Simon.

Apesar das divergências, Simon acredita que o projeto poderá dar certo se o governo federal investir um pouco mais e garantir antes a preservação do rio para depois fazer a transposição das águas. Ele lembrou que a Califórnia, nos Estados Unidos, possuía terras mais secas que a do Nordeste, e que graças à transposição das águas do Rio Colorado conseguiu modificar sua realidade.

Pedro Simon disse ainda que o vice-presidente José Alencar é a pessoa mais indicada e com maior autoridade para tocar o projeto de transposição. Ele pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assuma uma posição política definitiva a favor do projeto, para que a iniciativa atual não integre a relação dos projetos elaborados anteriormente mas que nunca foram executados.



04/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Alencar: transposição poderia ser feita sem águas do Tocantins

Concursos: senadores querem conciliar interesses da administração e de candidatos

Pedro Simon lembra um ano da morte de José Alencar

Simon diz que Senado deveria se inspirar em José Alencar

José Alencar: Simon divulga nota de pesar

Pedro Simon ressalta lealdade de José Alencar a Lula e diz que ele foi fiador do governo