Simon elogia atuação do procurador-geral da República
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) enalteceu, em pronunciamento nesta quinta-feira (18), a atuação do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. De acordo com o parlamentar, Antonio Fernando de Souza concluiu três vezes mais processos que a média de seus antecessores.
- Posso até cunhar uma frase aqui: ele trocou a gaveta pela caneta - afirmou o senador, da tribuna.
Simon disse ter ficado "com muita mágoa" da atuação do procurador Geraldo Brindeiro, que ocupou o cargo nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. Sem pronunciar seu nome, disse que ele ficou conhecido como "engavetador-geral da República".
O senador afirmou que, nos quatro anos em que ficou no cargo - assumiu em 30 de junho de 2005, sendo reconduzido dois anos depois -, Antônio Fernando de Souza "sempre agiu à luz dos fatos, sem paixão, sem preocupação de agradar ou desagradar". O senador comentou que, mesmo depois de ter sido criticado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral "manteve a dignidade, a correção e a firmeza". O procurador-geral já anunciou sua decisão de não pleitear nova recondução ao cargo.
Simon afirmou que Antonio Fernando de Souza está sendo cotado para assumir uma cadeira no STF, o que considerou extremamente honroso. O senador disse concordar totalmente com as duas indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Procuradoria Geral da República, tanto com relação ao atual quanto a seu antecessor, Cláudio Fontelles, a quem Simon chamou de "santo vivo".
O senador criticou o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que obriga a abertura de inquérito contra o procurador cuja denúncia for recusada pela Justiça.
- Estranho muito que a Câmara tenha aprovado um projeto como este - afirmou Simon, lembrando que a matéria será agora votada no Senado.
18/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fernando Collor volta a atacar atuação do procurador-geral da República
Alvaro Dias elogia iniciativa do procurador-geral da República
CCJ sabatina procurador-geral da República e indicados ao STJ
SARNEY RECEBE PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
Hartung registra homenagem a procurador-geral da República no ES
Maranhão reúne-se com procurador-geral da República e presidente do TST