Simon exalta presidente uruguaio: 'Mujica é um ser humano extraordinário e político único no mundo'
Em discurso nesta quinta-feira (10), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) teceu elogios ao presidente do Uruguai, José ‘Pepe’ Mujica. Para o senador, o mandatário uruguaio é “um ser humano extraordinário e um político único no mundo”. Simon elogiou o recente discurso de Mujica na Assembleia Geral das Nações Unidas.
- Nos últimos tempos, nenhum homem público conseguiu, com tanta sensibilidade, poesia e inteligência, resumir a angustiante situação que vive hoje a humanidade – disse.
Mujica, que tem 78 anos, decidiu receber apenas 10% do salário de presidente do Uruguai e se recusa a receber verbas extras ou de representação, ressaltou o senador. Além disso, comentou Simon, Mujica dirige seu próprio carro, um modelo popular, um Fusca azul modelo 1987.
Simon informou ainda que o presidente uruguaio vive em sua própria residência, uma pequena chácara nos arredores da capital, Montevidéu, e determinou que a residência oficial da presidência fosse aberta para abrigar moradores de rua.
O passado de Mujica não é menos interessante, disse Simon. Mujica foi guerrilheiro do movimento Tupamaro, organização que combateu a ditadura uruguaia nas décadas de 1960 e 1970. Passou 14 anos preso, é casado há 40 anos e não tem filhos, acrescentou.
Simon também leu diversos trechos de discursos de Mujica: “O combate à economia suja, ao narcotráfico, ao roubo, à fraude e à corrupção, pragas contemporâneas, procriadas por esse antivalor, esse que sustenta que somos felizes se enriquecemos, seja como seja. Sacrificamos os velhos deuses imateriais. Ocupamos o templo com o deus mercado, que nos organiza a economia, a política, os hábitos, a vida e até nos financia em parcelas e cartões a aparência de felicidade. Parece que nascemos apenas para consumir e consumir e, quando não podemos, nos enchemos de frustração, pobreza e até autoexclusão. Continuarão as guerras e, portanto, os fanatismos, até que, talvez, a mesma natureza faça um chamado à ordem e torne inviáveis nossas civilizações”.
- Dom Pepe também é conhecido por suas frases certeiras. Há algumas semanas, quando falavam na possibilidade de os Estados Unidos bombardearem a Síria, disse o presidente uruguaio: 'O único bombardeio admissível na Síria é de leite em pó, biscoitos e alimentos; não armas' - relatou Simon.
O senador afirmou que Mujica é um exemplo para todos os homens públicos do planeta.
10/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon exalta dignidade de vice-presidente
Pinotti foi um político de espírito público extraordinário, diz Sarney
Presidente uruguaio defende elaboração da moeda do Mercosul
ONU alerta que 2,4 milhões de pessoas no mundo são vítimas de tráfico humano
Simon: Jonas Pinheiro era um "nome extraordinário da luta pela produção nacional"
Flexa Ribeiro exalta "a maior demonstração de fé mariana do mundo"