Simon lança livro que descreve sua trajetória política
O episódio ocorrido no dia 19 de novembro de 1998, quando, da tribuna do Plenário do Senado, Pedro Simon (PMDB-RS) aconselhou o então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, a se demitir do cargo é um dos casos relatados no livro Do regime militar ao mensalão, que o senador lança na praça de autógrafos da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, nesta quinta-feira (9), às 16h30.
"Eu lhe digo do fundo do coração: eu, se fosse Vossa Excelência, renunciava. Se eu fosse Vossa Excelência praticava um gesto de grandeza, ajudava o presidente da República - e Vossa Excelência quer ajudar -, que não vai exonerá-lo, e não pode fazê-lo porque daria a entender que tem algo de grave contra Vossa Excelência", disse Simon naquela ocasião ao ministro, que se encontrava no Senado prestando informações sobre o processo de privatização do sistema Telebrás.
A obra, de autoria do próprio Pedro Simon, tem 680 páginas que abordam desde o golpe militar de 1964 até o mensalão, passando por fatos da Nova República e pela atuação de Tancredo Neves. Após o episódio da interpelação do senador ao então ministro das Comunicações, Mendonça de Barros aceitou a sugestão e logo em seguida pediu demissão do cargo que ocupou de 30 de abril a 25 de novembro de 1998.07/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon lança livro em que analisa relação entre fé e política
Simon destaca trajetória política de Franco Montoro
Mão Santa convida para lançamento de livro que narra sua trajetória política
Unesp: Livro descreve plantas medicinais do cerrado
Simon lança livro sobre julgamento do mensalão
Pedro Simon lança livro em Porto Alegre