Simon destaca trajetória política de Franco Montoro
Em pronunciamento nesta quarta-feira (11) em Plenário, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) comunicou que a Fundação Memorial da América Latina vai realizar, a partir do dia 16 deste mês, o seminário intitulado O Legado de Franco Montoro (1916-1999), que visa a refletir sobre a vida do ex-senador, ex-governador de São Paulo e um dos mais atuantes políticos na luta pela redemocratização do país.
- Infelizmente, neste momento dramático que estamos atravessando agora, são raros os homens públicos que gozam de respeito pleno e carinho dos nossos concidadãos. Montoro foi um dos mais destacados políticos do Brasil do século 20, pioneiro na defesa da democracia cristã. Político de rara visão, que buscava soluções permanentes e olhava para o futuro. Era a voz da serenidade, do equilíbrio e da sabedoria - disse.
Simon lembrou que, em 1970, Montoro foi eleito senador por São Paulo com mais de dois milhões de votos, apesar das restrições impostas pelo regime militar. Ao fim de seu primeiro mandato de senador, em 1978, Montoro reelegeu-se com 4,8 milhões de votos. Em 1982, foi eleito governador de São Paulo, na primeira eleição direta para o governo do estado desde 1965, com 5,5 milhões de votos, mais que o dobro do segundo colocado.
O senador pelo PMDB gaúcho destacou ainda que, no governo de São Paulo, Franco Montoro assumiu, desde o início, a defesa das eleições diretas para presidente da República, tornando-se um dos líderes da emenda Dante de Oliveira. Simon lembrou que foi em um comício na praça da Sé, na capital paulista, que teve início o movimento Diretas Já, que tomou as ruas do país e acabou por decretar o fim do regime militar.
- O governo Montoro se destacou pela descentralização administrativa, procurando devolver certas tarefas de estado para os municípios, e viabilizando a participação popular. Por outro lado, realizou uma administração austera e fiscalmente responsável, exemplar no trato do dinheiro público. Sua administração foi exemplar, sem máculas - afirmou.
Simon foi aparteado pelos senadores Sibá Machado (PT-AC) e Jefferson Péres (PDT-AM), que endossou as palavras do senador gaúcho.
- Montoro foi um político com P maiúsculo, um homem de elevada qualidade moral e intelectual. Mas a pergunta melancólica que deixo no ar é: como estaria se sentindo hoje Franco Montoro, se senador fosse ? - indagou Jefferson.
Sibá registrou que em 1978, quando residia em São Paulo, votou em Montoro para senador, em razão da atuação política do ex-governador de São Paulo.11/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Ferraço exalta trajetória política de Itamar Franco
Simon lança livro que descreve sua trajetória política
SÉRGIO MACHADO DESTACA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE LUCENA
Alvaro Dias destaca trajetória política de Ulysses Guimarães
Alencar destaca convicções democráticas na trajetória política de Pedro Aleixo
Tuma homenageia Franco Montoro