Simon propõe encontro com ministro das Relações Exteriores para discutir situação de Cuba



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu que comitiva de senadores da Comissão de Assuntos Exteriores e Defesa Nacional (CRE) encontre-se, na próxima quarta-feira, com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para discutir o melhor encaminhamento em relação às mudanças que podem ocorrer em Cuba após a renúncia de seu presidente, Fidel Castro.

O senador também sugeriu que seja encaminhado documento àquele país no qual a CRE apresente seus votos de que o povo cubano escolha democraticamente o melhor caminho para seu país. Simon também quer que a comissão manifeste apoio ao fim do bloqueio econômico que os Estados Unidos impõem a Cuba. Essas sugestões receberam o apoio do presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considera que, do ponto de vista diplomático, o momento não é adequado a tal manifestação. Ele teme que Cuba possa interpretar a intenção brasileira como possível intervenção. Cristovam concorda, no entanto, que haja a conversa com o ministro Amorim sobre o melhor encaminhamento a ser dado.



22/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores reúne-se para discutir situação de Honduras

Ministro das Relações Exteriores de Cuba inicia visita ao Brasil nesta quarta-feira (28)

Ministro das Relações Exteriores da Bélgica vem a São Paulo para encontro com Cláudio Lembo

CRE deverá convidar ministro das Relações Exteriores para falar sobre a Rio+20

Situação dos haitianos em debate agora na Comissão de Relações Exteriores

Ministro das Relações Exteriores visita Japão para levar mensagem de solidariedade do Brasil