SIMON RECEBE HOMENAGEM E FAZ BALANÇO DE SUA GESTÃO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA



Em pronunciamento da tribuna do plenário, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) comunicou que será homenageado, como ex-ministro da Agricultura, pelo Instituto de Estudos Jurídicos e Atividades Rurais e pela Rede Brasil Sul, durante a Exposição Internacional de Animais do Rio Grande do Sul (Expointer), que está sendo realizada no município de Esteio (RS). Segundo ele, trata-se da maior feira agropecuária da América e uma das maiores do mundo, com 2,4 mil expositores e mais de meio milhão de visitantes (600 mil no ano passado).
Simon fez um balanço de sua gestão à frente do Ministério da Agricultura, durante o governo de José Sarney, contando que sua primeira preocupação ao assumir o cargo, em março de 1985, foi recuperar o prestígio político do ministério. Sua principal meta, destacou também, foi o lançamento das bases de uma política agrícola duradoura, associada à defesa de pequenos e médios produtores.
O senador destacou a realização de vários programas sociais, como o Programa de Alimentação Popular, que atingiu seis milhões de pessoas. Também ressaltou o plano de irrigação que atingiu um milhão de hectares, a metade deles na região Nordeste, com a criação de 700 mil empregos diretos.
Dos empreendimentos de sua gestão, Simon citou ainda o saneamento financeiro do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, que recuperou a credibilidade necessária para realizar, com o apoio do Banco Mundial, o Programa de Eletrificação Rural. O representante do Rio Grande do Sul no Senado destacou também o saneamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e os incentivos concedidos ao Instituto Nacional de Meteorologia, o que não ocorria desde 1940.
Com relação ao controle de pragas e doenças, o senador enumerou o combate ao bicudo e a erradicação do Cancro Cítrico. A febre aftosa, afirmou, foi controlada no período em que esteve à frente do Ministério, permanecendo apenas pequenos focos no Sul. Ele lamentou o aparecimento de novos focos de febre aftosa nos rebanhos bovinos do município de Jóia (RS) cuja repercussão, em sua opinião, "é como uma explosão, que apaga dezenas de anos de luta".
Ao finalizar seu discurso, o parlamentar disse que, apesar de todas essas ações, não ficou satisfeito:
- De tudo o que foi feito, considero que foi pouco. O fato de me sentir honrado e lisonjeado com esta homenagem de forma alguma significa estar gratificado por meus atos, pelo contrário, só me dá forças para fazer mais - afirmou.

31/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva faz balanço sobre gestão no Ministério do Meio Ambiente

PORTO FAZ BALANÇO DE SUA ATUAÇÃO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Ministério da Agricultura apresenta proposta de gestão para superintendências

Ministério abre seleção para atender empreendimentos em gestão da agricultura familiar

Tião Viana recebe esclarecimentos do Ministério da Agricultura

Casagrande faz balanço de sua gestão à frente da CMA