Casagrande faz balanço de sua gestão à frente da CMA



Em sua despedida da presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) lembrou que o colegiado reuniu-se 81 vezes no biênio 2009-2010. Foram aprovados no período 22 projetos de lei da Câmara, 23 projetos de lei do Senado, além de 127 requerimentos. Entre as proposições aprovadas, ele destacou o PLC 283/2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima, em vigor na forma da Lei 12.187/09.

O senador destacou ainda a aprovação pela CMA do PLS 247/08, que altera a legislação em vigor para determinar a obrigatoriedade da comprovação de origem da madeira utilizada em obras e serviços financiados com recursos públicos.

Outro projeto de grande repercussão que passou pela comissão foi o PLS 354/1989, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado como a Lei 12.305/2010.

- Uma norma aguardada pela sociedade há pelo menos 20 anos, sobre um tema que foi amplamente analisado pela CMA, por meio de sua Subcomissão Temporária sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos - disse Casagrande.

Na área de defesa do consumidor, o senador lembrou a criação de um grupo de trabalho que realizou ciclos de debates com a participação de especialistas sobre o tema, resultando numa publicação denominada 20 anos do Código de Defesa do Consumidor - Análise Histórica e Perspectivas. A obra foi apresentada no Plenário no dia 10 de novembro deste ano e divulgada aos principais setores da sociedade e às autoridades que tratam do assunto. Ainda como desdobramento, foram apresentados 11 projetos para alterar o Código de Defesa do Consumidor.

A CMA realizou também nesse período 37 audiências públicas sobre assuntos como o marco regulatório do petróleo do pré-sal; parâmetros de preços para obras públicas; a experiência brasileira na utilização de energia nuclear; e a implementação da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Foram instaladas ainda três subcomissões: uma para acompanhar as obras da Usina de Belo Monte; uma para acompanhar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016; e uma permanente para tratar da questão da água.



14/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande quer balanço trimestral de ações contra desmatamento

ODACIR FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DA FRENTE DO COOPERATIVISMO

Após derrota com CPMF governo tem que "fechar para balanço", diz Renato Casagrande

Zambiasi faz balanço de sua atuação à frente da Comissão do Mercosul

Collor fez balanço do biênio 2009-2010 à frente da CI

Casagrande pede aprovação da lei que cria o Conselho de Gestão Fiscal