Simon registra realização de Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) registrou em Plenário a realização, de 20 a 23 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, do 1º Fórum da Igreja Católica no estado, com a participação de 120 mil pessoas de todas as 17 dioceses gaúchas.

Simon afirmou que o que move a Igreja, neste momento, é a crescente preocupação não só dos católicos, mas de todos os cristãos e da sociedade em geral, em todas as esferas, com o cenário atual da desagregação material e espiritual, deterioração de valores e princípios morais que atingem a família, escola, instituições e abalam todo o convívio social.

- Vivemos um tempo em que parece não haver mais esperança, em que os sonhos e utopias esmorecem, e o consumismo se torna a ideologia dominante. Nesse cenário, o que fazer e por onde seguirão os católicos, os cristãos, é a tese central do debate - disse o senador.

Simon ressaltou a oportunidade da realização do fórum apontando para a necessidade, nos dias atuais, da busca de novos valores e referências e do resgate de sentimentos perdidos como a solidariedade, a compaixão, a humanidade e o espírito coletivo.

O fórum, informou o senador, teve como base para discussão a história da Igreja no Rio grande do Sul, os desafios desta época de mudanças, o Evangelho de Cristo e a missão da Igreja no presente e no futuro.

Simon leu a carta assinada pelo arcebispo da Província Eclesiástica, Dadeus Grings, presidente da Regional 3 da Conferência dos Bispos do Brasil, com as conclusões do fórum, entre elas a de que "Cristo é a cura para as feridas da humanidade e o caminho na verdade do amor". O Evangelho de Cristo, afirma o religioso na carta, "torna-se a boa notícia a ser levada e testemunhada nas cidades e nos campos, nos centros e nas periferias, nos espaços públicos e nas comunidades, nas famílias e junto às pessoas abandonadas".



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon registra realização de Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul

"CIDADANIA" OUVE IGREJA CATÓLICA

Igreja católica aconselha eleitores

BESSA APLAUDE DECISÃO DA IGREJA CATÓLICA

Lula e cúpula da Igreja Católica jantam com Sarney

Gilberto Carvalho atuou nos movimentos sociais do PT e da Igreja Católica