Simon sugere sessão mensal para decidir sobre medidas administrativas



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a sugerir que o Senado realize, mensalmente, uma sessão administrativa destinada a examinar matérias concernentes a viagens de senadores, execução de obras em gabinetes, remuneração de servidores e outras normas pertinentes ao funcionamento da Casa. Ele deu a informação ao ser indagado por jornalistas sobre a denúncia de que mais de 300 atos administrativos foram assinados na Casa sem divulgação oficial.

- Hoje, não espero mais nada daqui. Já se fez uma infinidade de coisas e não deu em nada. Cada vez que sai uma denúncia dessas, só se ouve uma resposta: 'ah, eu não sabia, ah, eu não sabia'... - reclamou Simon.

A ideia de uma sessão administrativa mensal para que os 81 senadores decidam sobre tudo, inclusive sobre o que vai integrar a Ordem do Dia no mês seguinte, já foi objeto de projeto (PRS 46/99) de Simon em 1999. A iniciativa, que visava alterar o Regimento Interno da instituição, foi arquivada em 2007 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segundo seu autor, por desinteresse do resto da Casa.

Na justificação do projeto, Simon dizia que seu objetivo era permitir aos senadores e à sociedade em geral o conhecimento antecipado de votações de relevante interesse para os destinos do país, assim como sobre assuntos concernentes à elaboração do orçamento do próprio Senado, sua organização e funcionamento, além de outras matérias interna corporis.

"É na plena convicção de contribuir para o aprimoramento e transparência da estrutura funcional desta Casa que apresento e solicito aos meus ilustres pares o apoio a esta proposição. - dizia ele na justificação do projeto que, agora, conforme explicou, poderá ser reapresentado."



12/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer Plenário decidindo sobre questões administrativas e políticas

EM 1994, SENADO REALIZOU ÚLTIMA SESSÃO PARA DECIDIR SOBRE PERDA DE MANDATO DE SENADOR

Mesa anuncia novas medidas administrativas

STF pode decidir sobre sessão dos royalties ainda nesta terça

Senadores apoiam medidas administrativas anunciadas por Sarney

Renan Calheiros anunciará em Plenário medidas administrativas