Sistema facilita uso de computadores pelos alunos cegos da rede estadual
Para garantir a qualidade do serviço, a secretaria capacitou professores de 12 Diretorias
A Secretaria de Estado da Educação resolveu levar o mundo digital para os cerca de 6,6 mil alunos com problemas visuais que estudam nas escolas estaduais. Aproximadamente cem escolas-referência para atendimento de alunos cegos ou com visão subnormal receberão programa de computador que facilita esse contato.
O novo sistema, chamado Dosvox, utiliza um recurso de voz para possibilitar o acesso aos computadores. O recurso “fala” para o aluno todos os passos do processo de utilização dos equipamentos.
Para garantir a qualidade do serviço, a secretaria capacitou professores de 12 Diretorias de Ensino que atuam com alunos portadores de problemas visuais. Os educadores conheceram os recursos oferecidos pelo programa e a melhor forma de utilizar o Dosvox nas escolas.
O projeto é piloto e está sendo instalado em salas de recursos (direcionadas a atividades complementares dos alunos portadores de necessidades especiais) em escolas estaduais de ensino fundamental e médio. O próximo passo é capacitar os profissionais da educação especial de todas as 91 Diretorias de Ensino.
Da Secretaria da Educação
(M.C.)
09/24/2008
Artigos Relacionados
Alunos da rede estadual levam 28 projetos à MOP
Alunos da rede estadual dizem não à pirataria
Alunos da rede estadual receberam kit com material escolar
Educação divulga boletim dos alunos da rede estadual
Alunos imigrantes passam de 7 mil na rede estadual de ensino
SP traça perfil nutricional de 13 mil alunos da rede estadual