SITUAÇÃO EM RORAIMA É PREOCUPANTE, DIZ JUCÁ
O senador Romero Jucá (PFL-RR) afirmou hoje (dia 8) que o governo de Roraima, sem licitação, contratou pelo prazo de cinco anos uma cooperativa, ao preço de R$ 250 milhões,para implantar o PAS (Programa de Assistência Social). "A situação em Roraima me deixa preocupado, porque o governador Neudo Campos está agindo de forma irregular e arbitrária num plano que já foi condenado pelo Ministério da Saúde", disse.
Conforme Jucá, além de contratar a mesma cooperativa que atendeu a administração da capital paulista, Roraima está implantando o mesmo modelo que não estaria dando certo no município de São Paulo. Ele acha que o plano está fadado ao fracasso, e se disse preocupado com o fato de o governador estar transferindo, de forma irregular, para uma empresa privada recursos federais que seriam do SUS (Sistema Unificado de Saúde).
- Se não tem dado certo em um município como São Paulo, que é o terceiro PIB do Brasil, não vai dar certoem Roraima, que é um dos PIBs mais baixos do país. E a maneira arbitrária como ogoverno estadual vem conduzindo o processo de implantação do PAS mostra que a cooperativa está tentando mercantilizar a saúde em Roraima - disse o senador, acrescentando que o governador está colocando servidores públicos à disposição da cooperativa.
Romero Jucá anunciou que irá ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público fazer um relato da situação em Roraima e solicitar providências. Ele anexou ao seu pronunciamento relatório do Conselho Federal de Medicina sobre o PAS em São Paulo.
DEMISSÃO
Romero Jucá leu ofício a ele encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Roraima (Sintras), segundo o qual "mais de 1.800 servidores estaduais foram demitidos,está instalado o caos na área da Saúde e o desespero é muito grande". O senador disse que os servidores públicos federais, por sua vez, foram colocados à disposição da Secretaria de Administração.
- Quero registrar o meu protesto às arbitrariedades praticadas pelo governador de Roraima, e manifestar minha solidariedade aos servidores públicos que merecem ser tratados com dignidade, mas lamentavelmente estão sendo usados e perseguidos sem o mínimo de consideração - frisou Jucá.08/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante: situação do Equador é preocupante
AMORIM: É PREOCUPANTE A SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA EM RONDÔNIA
Situação da Petrobras é preocupante, alerta Aloysio Nunes Ferreira
Dornelles: Contas externas brasileiras estão em situação preocupante
Situação da Aeronáutica é "preocupante", afirma Heráclito ao final de reunião com Saito
Vanessa Grazziotin alerta para situação preocupante das obras de aeroportos para a Copa