Situação da Aeronáutica é "preocupante", afirma Heráclito ao final de reunião com Saito



Em depoimento secreto de mais de três horas à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, apresentou nesta quinta-feira (13) um quadro "preocupante" da situação da Força, segundo o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Na opinião do senador, não basta que se aumente a dotação para a Aeronáutica no Orçamento da União de 2008. É preciso também, a seu ver, garantir a liberação dos recursos do Orçamento.

- A primeira providência necessária é a de evitar contingenciamentos de recursos para áreas estratégicas, como as Forças Armadas. Somos um país de paz, mas estamos perdendo a corrida para países vizinhos na área da defesa - afirmou Heráclito, ao final da reunião.

Logo após o início da reunião, Saito comentou rapidamente os esforços para manter a vigilância do espaço aéreo brasileiro - não apenas sobre o território do país, como também sobre a plataforma continental. Em seguida, pediu que a reunião se tornasse secreta, para explicar aos senadores o atual quadro da Aeronáutica.

Segundo o vice-presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), existe uma perspectiva de se aumentar de R$ 2 bilhões para R$ 3 bilhões a dotação para a Aeronáutica em 2008. Mesmo assim, observou, o poder aéreo brasileiro está "muito aquém" do mantido por países vizinhos.

A Venezuela, citou Azeredo, está adquirindo atualmente 60 novos aviões para sua Força Aérea. E o Brasil, na opinião do senador, não deveria permanecer em uma "situação inferior" à do país vizinho.

Esta foi a segunda reunião da CRE destinada a discutir a questão do orçamento para 2008 de cada uma das três Forças. Anteriormente, já havia sido apresentada a situação da Marinha. Na próxima reunião, será discutida a previsão de recursos para o Exército.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes afirma que Adservis deve regularizar situação de terceirizados

Situação da Companhia Energética do Piauí é "crítica e caótica", afirma Heráclito Fortes

Mercadante: situação do Equador é preocupante

SITUAÇÃO EM RORAIMA É PREOCUPANTE, DIZ JUCÁ

AMORIM: É PREOCUPANTE A SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA EM RONDÔNIA

Heráclito acha preocupante envolvimento de parlamentares da base governista em corrupção