Sobrecarga de acesso atrasa transmissão de notícias pela Agência Senado



A transmissão de notas em tempo real pela Agência Senado foi interrompida durante pouco mais de duas horas, nesta quinta-feira (dia 26), por uma sobrecarga do acesso ao portal do Senado. Oitenta computadores espalhados por todo o País começaram, pouco antes do início do depoimento do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a demandar simultaneamente a transmissão de informações pesadas como vídeos e trechos de áudio disponíveis no portal.

A sobrecarga não ocorreu nem durante o depoimento ao Conselho da ex-diretora do Prodasen Regina Célia Peres Borges, nem durante o discurso em Plenário do senador José Roberto Arruda (sem partido-DF) sobre a violação do sigilo do painel eletrônico na votação do pedido de cassação do então senador Luiz Estevão.

Após ser informado do que ocorria no sistema, o presidente do Senado, Jader Barbalho, pediu aos técnicos do Prodasen serenidade na apuração dos fatos. Os 80 pontos de onde partiram as solicitações de informações ao Senado podem ter sido utilizados, segundo os técnicos que investigam o episódio, sem a autorização ou o conhecimento dos proprietários desses computadores - que seriam, de acordo com o jargão de informática, "inocentes úteis".

Durante o período em que houve sobrecarga no sistema, a Agência Senado não conseguiu colocar no ar nenhuma nota de tempo real nem matéria a respeito do que havia ocorrido até então. Todo o depoimento inicial de Antonio Carlos deixou de ser transmitido.

26/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES TERÃO ACESSO A NOTÍCIAS DA AGÊNCIA REUTERS

Agência Senado disponibiliza serviço de assinatura de Boletim de Notícias

Agência Senado firma convênio com estatal chinesa de notícias

Agência Senado e estatal de notícias chinesa firmam convênio de cooperação

Novo site do Senado amplia transparência e acesso a notícias

Novo serviço dá acesso em tempo real a clipping de notícias sobre o Senado