SENADORES TERÃO ACESSO A NOTÍCIAS DA AGÊNCIA REUTERS



O noticiário de mais de quatro mil fontes de informações econômicas, políticas e sociais, classificadas por setores, empresas, fontes, regiões e países, já está disponível para os gabinetes dos senadores através da Agência de Notícias Reuters. O serviço integra um projeto da Secretaria de Comunicação Social, em conjunto com a Diretoria-Geral da Casa, que tem como objetivo dotar os gabinetes dos parlamentares de instrumentos que lhes permitam informar e manterem-se informados sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
O serviço contratado pelo Senado foi o Reuters Business Briefing, que traz informações setoriais, econômicas e políticas e notícias de 300 mil companhias cadastradas no sistema. A base de dados pode atingir até dez anos de histórico e recebe, em média, 2.800 matérias e 150 fotografias novas diariamente. O usuário dispõe de um sistema de busca que lhe permite encontrar textos, de acordo com os critérios por ele determinados.
A Reuters tem distribuído informações 24 horas por dia para clientes do mundo todo há quase 150 anos. A agência de notícias conta com quase 2 mil repórteres em 91 países, produzindo matérias em mais de 20 línguas diferentes. No Brasil, são 16 jornalistas trabalhando no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília. O Senado também está contratando as principais agências de notícia do país - a Agência Globo será a próxima a ter suas informações disponibilizadas.
Na quinta-feira (dia 22) passada, foi oferecido um treinamento para os assessores de imprensa dos gabinetes dos senadores, que passaram a conhecer o serviço e aprenderam a utilizá-lo. O acesso às informações pode ser feito com um clique em um ícone no programa Windows, que conectará o computador a um servidor do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado) ligado a Reuters por uma linha privada. Ligando para 0800-117575 o usuário terá acesso ao suporte técnico da agência, preparado para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a utilização do produto.
Outro serviço oferecido pela Secretaria de Comunicação, também com o objetivo de fornecer a maior quantidade e diversidade de informações aos parlamentares, é o Senadores na Mídia. Todos os dias são selecionadas nos principais jornais do país todas as matérias nas quais os senadores são notícia.

22/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sobrecarga de acesso atrasa transmissão de notícias pela Agência Senado

Senadores terão Ordem do Dia eletrônica no Plenário e acesso direto a gabinetes e bases eleitorais

Senadores terão acesso aos originais dos tratados internacionais a serem votados, determina proposta

Agência de Notícias faz série Perfil com novos deputados

Agência Senado disponibiliza serviço de assinatura de Boletim de Notícias

Agência Senado firma convênio com estatal chinesa de notícias