Softwares Livres desenvolvem tecnologia nacional



Os softwares, programas usados pelos computadores para executar operações, são desenvolvidos por especialistas que utilizam linguagens específicas para elaborá-los. À medida que os computadores se tornaram um equipamento popular, as empresas desenvolvedoras e programadores passaram a adotar a estratégia comercial de não divulgar códigos-fontes dos softwares. A partir de então, começaram a cobrar pelos programas e impedir o compartilhamento e acesso ao código-fonte.

Em 1984, Richard Stallman, um dos programadores do centro universitário americano MIT (Massachusetts Institute of Technology/ Instituto de Tecnologia de Massachusetts), fundou o Projeto GNU. O objetivo era elaborar uma plataforma de software totalmente livre como alternativa à comercialização do conhecimento. Para isso, foi criado um instrumento de lei para quem quisesse garantir a liberdade do seu software, chamado Licença GNU GPL (General Public License/ Licença Pública Geral).

Um programa com esse tipo de licença é um Software Livre, em que o usuário tem a liberdade de executar, distribuir, modificar e repassar alterações, sem que seja necessário pedir permissão ao criador do programa.

Normalmente, os Softwares Livres, além de disponibilizar o código-fonte, agregam pessoas em comunidades, que criam documentação e oferecem apoio na internet. Também geram redes de conhecimento e compartilhamento de informação e favorecem o desenvolvimento da tecnologia nacional, já que sistemas projetados no exterior podem ser adaptados às necessidades brasileiras.

Fonte:
Portal do Software Livre



14/11/2013 12:27


Artigos Relacionados


Pesquisadores desenvolvem tomates livres de agrotóxicos

Tecnologia: Pesquisadores desenvolvem novo sistema de controle de aparelhos de raios X

IPT: Tecnologia nacional aos 107 anos

IPT: Tecnologia nacional aos 107 anos

Embrapa sedia treinamento de softwares

LEI DE PROTEÇÃO AO DIREITO AUTORAL DE "SOFTWARES" É SANCIONADA