Embrapa sedia treinamento de softwares



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação e a empresa Stonway (uma spin-off) vão realizar, nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Pesquisa, em São Carlos (SP), um treinamento sobre dois softwares - Safira e AFSoft - utilizados em agricultura de precisão para coleta e análise de folhas e raízes. Os dois softwares podem ser acessados, gratuitamente, a partir do site da Embrapa Instrumentação.

O software Safira ajuda a diagnosticar como está o desenvolvimento da planta dentro do solo, porque enxergar o estado da planta abaixo do solo é tão importante quanto ver o desenvolvimento dela acima do solo.

Já o AFSoft analisa e quantifica automaticamente deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos em culturas, a partir da imagem digital da folha. Também permite medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.

Os interessados devem fazer a inscrição acessando o site, enviando mensagem para o endereço [email protected] ou ainda pelo telefone (16) 3032 0556. As vagas são limitadas. O curso será composto de teoria e prática; serão oferecidas técnicas de coleta de material, preparação de amostras e análise em laboratório.

A Stonway

A spin-off - termo utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia - nasceu este ano pelas mãos de quatro estudantes, na Embrapa Instrumentação, onde realizam estágio no Laboratório de Imagem e Modelamento. A empresa é incubada na Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec).

Aos alunos foram transferidos quatro softwares que ajudaram a criar. O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, supervisor deles, explica que essa é uma forma mais ampla de difundir a tecnologia. “Conseguimos formar um grupo qualificado que ajudará a Embrapa colocando as tecnologias no mercado, pagando royalties para a Empresa e, fundamentalmente, ajudando a impactar o agronegócio brasileiro com tecnologia de ponta”.

Os novos empreendedores são do curso de análise de desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de São Paulo e viram na agricultura de precisão um nicho a ser explorado, abraçaram o desafio e agora pretendem desenvolver, modificar e oferecer soluções em sistemas computacionais para facilitar a vida do produtor rural.

Fonte:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



04/11/2013 17:11


Artigos Relacionados


Embrapa promove treinamento sobre cultivo da mamona

Embrapa Amapá promove treinamento em preparo de viveiros e manejo de peixes

Embrapa DF sedia seminário de difusão de agricultura de baixo carbono

Embrapa sedia evento internacional sobre uso de sementes crioulas no Brasil

Softwares Livres desenvolvem tecnologia nacional

LEI DE PROTEÇÃO AO DIREITO AUTORAL DE "SOFTWARES" É SANCIONADA