Soldado-Cidadão vai qualificar mais de 16 mil jovens em 2011
Mais de 16 mil jovens que prestam o Serviço Militar Obrigatório serão capacitados para entrar no mercado de trabalho ao longo deste ano, por meio do Projeto Soldado Cidadão, do Ministério da Defesa. O projeto investe na formação profissional do jovem em 134 municípios de todo o País.
Na última quarta-feira (26), 91 diplomas foram entregues a alunos que passaram pela Escola Técnica da Ceilândia, cidade administrativa do Distrito Federal. Segundo o Ministério da Defesa, a expectativa é de mais de 60% dos jovens que passam por essa experiência estejam empregados quando concluírem o serviço militar.
A qualificação oferecida oferece cursos em serviços gerais (eletricistas, pedreiros, marceneiros, pintores) e áreas mais específicas, como aprovisionamento (cozinheiros, padeiros, garçons), transportes (mecânicos, motoristas, pintura automotiva), saúde (auxiliares de laboratório e de farmácia) e informática (montagem e manutenção de redes, webdesigner).
A ação envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante pertencentes ao Sistema “S”— SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. Os militares realizam os cursos em dois meses, no horário do expediente. A qualificação é destinada, principalmente, a jovens carentes ou em situação de risco social.
Eem 2010, o projeto formou 14.800 jovens. Anualmente, cerca de 1,6 milhão de jovens do sexo masculino atinge a faixa etária destinada à prestação do Serviço Militar Obrigatório. Desse total, cerca de 90 mil ingressam nas Forças Armadas.
Fonte: Ministério da Defesa
29/07/2011 11:56
Artigos Relacionados
Em 13 anos, Programa Jovem Cidadão dá emprego a mais de 163 mil jovens em SP
Programa Jovem Cidadão dá primeiro emprego a mais de 163 mil jovens em SP
Jucá elogia programa soldado cidadão
Soldado Cidadão completa 10 anos formando profissionais
Cindacta II recebe prêmio Projeto Soldado Cidadão
Projeto Soldado-Cidadão forma 40 soldados no Recife