Sondagem revela perfil de turistas brasileiros



Edição de novembro/2013 da Sondagem do Consumidor, realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que pelo menos 39,4% dos porto-alegrenses disseram que planejam viajar nos próximos seis meses. O percentual é o terceiro mais elevado se comparado com moradores de outras seis capitais pesquisadas. Entre os entrevistados da capital gaúcha que confirmaram intenção de fazer turismo, cerca de 75% disseram que devem fazer viagens pelo Brasil.

As cidades com índice mais alto que Porto Alegre são Brasília, onde 43,5% dos moradores disseram que vão viajar, e Belo Horizonte, onde o percentual é de 40%.

Os gaúchos são os que mais pretendem usar o carro para seus deslocamentos, com 38% das intenções, embora o avião ainda seja o meio preferencial para 50% deles. A escolha por aviões é justificada pela localização do estado, no extremo sul: 83% dos entrevistados disseram que pretendem visitar outras regiões do País.

Outro número revelado na pesquisa de novembro mostra que 94,5% dos entrevistados de Porto Alegre preferem viajar acompanhados pelo cônjuge e filhos e, ainda, que o meio de hospedagem preferido são os hotéis e pousadas (62,5%) ficando como segunda opção a casa de amigos e parentes, com 19%.]

Recifenses pretendem viajar de avião nos próximos meses

Recife é a capital nordestina onde a intenção de viajar de avião é maior, se comparada às outras seis capitais pesquisadas na Sondagem Intenção de Viagem do Consumidor, edição de novembro/2013. A pesquisa do Ministério do Turismo mostra que cerca de 90% dos entrevistados que moram em Pernambuco querem usar esse meio de transporte para fazer pelo menos uma viagem até maio. Além disso, 100% dessa amostra afirmou que pretende visitar outros estados.

A sondagem pesquisa sete capitais brasileiras, com consulta a 2 mil domicílios. São ouvidos, por telefone, moradores Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Cerca de 22% dos recifenses pretendem viajar nos próximos seis meses.

Números gerais

A pesquisa de Sondagem do Consumidor mede a intenção de viagem num horizonte de seis meses. São ouvidos 2 mil domicílios, por telefone, nas seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o dado reflete o aumento das viagens de curta duração no período de férias. “Os deslocamentos inter-regionais e interestaduais aumentam muito nessa época. Verão e férias escolares, combinados, resultam no período de maior fluxo de turistas do Brasil: os sessenta dias entre o início de dezembro e o fim de janeiro”, explicou. Juntos, dezembro e janeiro são responsáveis por mais de 30% das viagens realizadas dentro do país por brasileiros, segundo o Estudo da Demanda Turística Doméstica.

O destino Brasil segue como favorito para 74% dos entrevistados. A região Nordeste é a escolhida para 46% dos consultados, e, em segundo lugar, aparece a região Sudeste, com 22% da preferência. O sul vem em seguida, citado por 20% dos brasileiros que planejam viajar dentro do país. Na hora de se hospedar, os hotéis lideram a preferência, escolhidos por 51% dos entrevistados que fazem planos de viajar. Em segundo lugar, estão as casas de parentes e amigos (38%).

A preferência por viagens de carro atingiu o maior índice dos últimos quatro anos em pesquisa mensal do Ministério do Turismo. Em comparação com outubro deste ano, o indicador aumentou de 29% para 34%. Mas os aviões seguem no topo da preferência: é o meio de transporte escolhido por 53,5% dos entrevistados.

Fonte:
Ministério do Turismo



24/12/2013 13:38


Artigos Relacionados


Sondagem do Ministério do Turismo revela que Nordeste é destino preferido dos brasileiros

Pesquisa revela perfil de turista estrangeiro no Brasil

Agricultura: Estudo revela perfil da produção de mandioca

Agricultura: Estudo revela perfil da produção de mandioca

Pesquisa revela crescimento de turistas desacompanhados

Estudo revela perfil dos servidores públicos federais do Executivo