SP avança nas pesquisas da vacina contra a dengue
Instituto Butantan iniciará testes com 300 voluntários até o início de junho
A dengue vem sendo combatida no Estado de São Paulo de maneira efetiva. Prova disso é a queda de 93% no número de casos entre janeiro e a terceira semana de março. No mesmo período de 2011 foram 32.579 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) e 2.253 neste ano.
O governador Geraldo Alckmin demonstra entusiasmo com os números, mas não esquece que ainda há muito trabalho pela frente. “É importante ressaltar nossos avanços na questão da imunização e temos vários desafios pela frente além da dengue, como a hepatite e o HPV. Comemoramos a queda de 93%, mas esta luta não pode parar”. O trabalho realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, a conscientização social e a participação da população em ações de combate a dengue são fatores cruciais para a redução do número de casos.
O objetivo do governo do Estado é exterminar a doença através de vacina, assim como já aconteceu com outras doenças, como a poliomielite, por exemplo. “Sabemos que só poderemos ficar tranquilos quando tivermos uma vacina e contamos com o Instituto Butantan para que nos próximos anos a tenhamos”, ressalta o secretário da saúde Giovani Guido Cerri.
O Instituto Butantan iniciará até junho os ensaios clínicos da vacina contra a dengue. Para estes primeiros testes serão utilizados 300 voluntários, que tenham entre 18 e 50 anos e que serão recrutados a partir de abril. O estudo avaliará a segurança e a imunogenicidade da vacina tetravalente e a expectativa é que ela proteja contra os quatro tipos de vírus da doença após a administração de apenas uma dose. A estimativa é de que a vacina esteja disponível
03/28/2012
Artigos Relacionados
SP vai testar vacina contra a dengue em 2008
Testes da vacina contra a dengue começam no final do mês
Vacina contra a dengue deve ser testada em 2009
Butantan produzirá vacina contra dengue até 2010
Vacina contra dengue terá público definido por estudo
Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada em outubro