SP entrega mais dois trens modernizados à Linha 1-Azul
Com investimento de R$ 1,75 bilhão, todos os 98 trens da frota original das linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão atualizações tecnológicas até 2014
(Atualizada às 13h10)
O governador Geraldo Alckmin entregou à população nesta sexta-feira, 20, o sétimo e o oitavo trens modernizados do Metrô. Ambos passarão a circular na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). Assim, já são oito trens modernizados no Metrô, sendo três na Linha 1-Azul e cinco na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda).
"São 588 carros a mais para a linha 1, que é a Norte-Sul, essa que nós estamos, e para a Linha 3, que é a Leste-Oeste. Com isso, nós passaremos aqui na linha 1 de 105 segundos para 90 segundos na hora do rush e na linha Leste-Oeste (Vermelha) de 105 segundos para 85 segundos na hora do rush", declarou Alckmin.
As 90 composições restantes da frota original - 48 da Linha 1-Azul e 42 da Linha 3-Vermelha - receberão atualizações tecnológicas até 2014, gradativamente. Os investimentos na modernização da frota do Metrô são da ordem de R$ 1,75 bilhão.
Os trens modernizados ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro internas por carro e duas externas nas cabeceiras da composição), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus), sistema de controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho dos freios em condições de baixa aderência, como em tempo chuvoso.
Também foram realizadas melhorias no sistema de tração, na ergonomia e iluminação, intervenções que proporcionam ainda mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes que possibilitam menor consumo de energia).
Ampliada, a cabine do operador recebeu novo banco ergonométrico e acesso mais rápido às informações geradas pela viagem, ficando as mais significativas dispostas no console de comando ou na própria cabine.
As composições modernizadas contemplam as normas vigentes de acessibilidade, com espaços para cadeira de rodas e sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros traz mapa dinâmico visual das estações, comunicação em braile e dispositivos de emergência para comunicação com o operador.
A modernização dos trens inclui ainda sistema de som que melhora a audição das mensagens sonoras eletrônicas e das divulgadas pelo operador de trem, além de pega-mão fluorescente destinado a pessoas com dificuldades visuais. O objetivo é dotar os trens antigos de padrões de desempenho e acessibilidade equivalentes aos existentes nos trens recebidos a partir de 2008, para proporcionar mais conforto aos usuários.
Do Metrô
01/20/2012
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