Trens: CPTM entregará mais cinco trens modernizados para a Zona Leste



Funcionarão nas Linhas E (trecho entre Guaianazes e Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana)

Até março de 2007, as Linhas E (trecho entre Guaianazes e Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) receberão mais cinco composições (32 carros no total) completamente modernizadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Nesta sexta-feira (22/12), entrou em operação um trem da série 4.400, de seis, carros, também remodelado para oferecer melhores condições de conforto aos usuários da região leste da Grande São Paulo. A cerimônia de entrega da unidade foi realizada na plataforma n°8, da Estação Brás, ponto de chegada e partida das composições da Linha F, com a presença do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da CPTM, Mário Bandeira.

Após a vistoria dos serviços de pintura interna e externa, calderaria, reparação de pisos, portas de acesso, janelas, bem como uma revisão geral dos principais equipamentos realizados, o trem seguiu vazio pela Linha F, passando pela Linha E, até a Estação Estudantes, onde começou a operar com passageiros, por volta das 13horas.

As unidades em fase final de recuperação na industria ferroviária que servirão aos usuários das Linhas E e F são: quatro composições, da série 4.400, de seis carros cada (três pelo consórcio Novo Trem - Siemens / MGE, Hortolândia-SP e uma pelo consórcio T'Trans/MPE, Três Rios-RJ) e uma, da série 5.500, de oito carros (Alstom do Brasil, Lapa-SP).

Frota mais moderna

Atualmente, a CPTM desenvolve o Programa Boa Viagem, que engloba a modernização de 122 trens (328 carros). Orçado em R$ 388 milhões, o projeto será realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Já foram enviados 48 trens para as empresas contratadas para realizar os serviços. Desses, 12 unidades (um total de 28 carros), já circulam totalmente remodelados.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais nove para sete minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados p

12/22/2006


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