SP ganha serviço inédito de atendimento médico por telefone
Serviço, batizado como “Alô, Doutor!”, vai disponibilizar central telefônica para oferecer orientação
São Paulo ganha neste ano um serviço inédito de orientação de saúde por telefone. O projeto, que recebeu o nome de “Alô, Doutor!”, contempla um centro de recursos, baseado em alta tecnologia, onde profissionais de saúde treinados recebem chamadas telefônicas dos usuários que precisam de orientação clínica ou especializada, acesso a atendimento em um ponto de atenção à saúde ou que apenas desejam informações.
A Secretaria vai investir R$ 6,6 milhões para a implantação e manutenção do serviço durante o primeiro ano de funcionamento. O projeto piloto será feito na região da Baixada Santista e a expectativa é que o “Alô, Doutor!” chegue a outras regiões do Estado a partir de 2009.
A central é formada por uma rede de computadores operados por dois níveis de profissionais: médicos e enfermeiros, e um software especializado que, além de armazenar dados, dispõe de uma série de protocolos “inteligentes” de atendimento que orientam a enfermeira quanto às perguntas a serem feitas, informações a serem prestadas e providências a serem tomadas. A atendente poderá transferir a ligação a qualquer momento para o médico caso não consiga resolver o problema questionado.
As principais funções do serviço de aconselhamento em saúde são: prestar informações sobre problemas de saúde mais comuns, esclarecer dúvidas quanto a medicamentos, orientar quanto a medidas de prevenção de doenças e cuidados clínicos necessários, informar o serviço disponível no sistema de saúde para atender a situação apresentada (serviços de emergência, pronto atendimento, internação, entre outros).
Os dados gerados a partir dos serviços de aconselhamento e informações médicas de triagem clínica e de emergências médicas serão usados para avaliação das ações de saúde, demandas sazonais, perfis do uso de recursos, levantamentos epidemiológicos, dentre outros.
“O ‘Alô, Doutor!’ é uma ferramenta importante para o gerenciamento de demandas, proporcionando economia de custos. Além de ser um canal de comunicação que permite a interação entre o usuário e o sistema de saúde 24 horas por dia, todos os dias do ano”, afirma o secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata.
Da Secretaria da Saúde
(L.F.)
04/03/2008
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