SP lança plano estadual para atacar a dengue no inverno



Lançamento da campanha foi feito nesta quarta-feira, 2, pelo governador José Serra

00:00 / 00:00

Atualizada às 17h46

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 2, um plano estadual de combate à dengue durante os meses de inverno e primavera. O objetivo é aproveitar o período de baixa incidência da doença para adotar ações de prevenção e bloqueio em todo o Estado, protegendo os municípios para a época do verão e das chuvas. A ação preventiva é fundamental para que o Estado continue colhendo bons resultados na batalha conta a dengue. Este ano foram registrados 6.370 casos em 215 municípios paulistas contra 87.369 casos em 357 municípios no mesmo período de 2007 – uma queda de 92,7%.

“Exatamente quando a dengue reflui no Brasil inteiro é que vamos dar o combate”, explicou o governador José Serra na tarde de hoje na sede da secretaria da Saúde após entregar vans que serão usadas na campanha. Para Serra, o período em que a dengue some dos noticiários é o ideal para o combate, especialmente porque “os problemas causados pela doença são gestados antes do verão”. O governador declarou ainda que metade do orçamento destinado ao enfrentamento da dengue neste ano vai ser gasto no segundo semestre: serão aproximadamente R$ 20 milhões.

O plano lançado hoje é estratégico. “Vamos aproveitar este momento de frio, em que o mosquito da dengue está fragilizado, para fazer uma verdadeira varredura no Estado, eliminando criadouros e interrompendo ciclos de transmissão. Com a imprescindível ajuda da população, esperamos vencer mais uma batalha contra a doença no próximo verão”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Eixos de ação

A campanha será focada em três eixos principais. O primeiro deles prevê o trabalho de equipes de combate ao vetor em 33 municípios considerados prioritários. A idéia é realizar uma ação especial para eliminar ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, evitando a proliferação de criadouros no próximo verão. A Secretaria da Saúde também vai disponibilizar equipes especiais para “atacar” o mosquito adulto em cidades onde a transmissão da doença persistir mesmo durante o frio. Para essas ações serão adquiridos 60 novos atomizadores costais, 60 pulverizadores e 12 vans.

O segundo eixo da campanha contará com a contratação de um exército com 1,1 mil bolsistas do Pead (Programa Especial de Auxílio Desemprego) para reforçar equipes municipais e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria da Saúde, em ações como controle de imóveis estratégicos, visita casa a casa, orientação da população e nebulização em bairros específicos.

Na terceira frente da campanha o objetivo é mobilizar a população a contribuir, uma vez que 80% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências. Para isso, serão distribuídos cerca de seis milhões de panfletos e realizadas campanhas publicitárias em veículos de comunicação. Por meio de parceria com a operadora de telefonia celular Vivo, a Secretaria vai enviar torpedos à população com a mensagem “Dengue: faça a sua parte. Evite acumular água em pneus, garrafas e vasos. Juntos vamos acabar com a dengue”. Haverá, ainda, capacitação de profissionais dos municípios para identificação precoce de casos e tratamento adequado de pacientes com dengue.

Leia também:

Casos de dengue despencam 92,7% em SP

Efetivo do Esquadrão Anti-Dengue vai dobrar

Mobilização social auxilia na redução de casos

Secretaria reforça estrutura de atendimento aos pacientes

Estado cede agentes para ajudar municípios a eliminar criadouros

 

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

(I.P.)

 



07/02/2008


Artigos Relacionados


Governador lança campanha estadual contra o mosquito da dengue

Serra lança Plano Estadual para Pessoa Idosa

São Paulo lança plano estadual contra hepatites virais

Osmar Dias critica o atraso do plano para a safra de inverno

Saúde: 'Exército' estadual para combater dengue chega em janeiro

Saúde anuncia plano de contingenciamento para combater dengue no Amazonas