SP lança Rede de Atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica



Rede amplia programa “Bem-me-quer” do Hospital Pérola Byington e cria mais Centros de Referência da Saúde da Mulher

00:00 / 00:00

Mulheres vítimas de violência doméstica e sexual terão mais atenção do Governo do Estado a partir dessa segunda-feira, 8, graças ao lançamento da "Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual". A medida expande o programa de sucesso "Bem-me-quer", implantado há mais de dez anos no hospital estadual Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher, e disponibiliza mais cinco centros de referência: Hospital Guilherme Álvaro, em Santos; Hospital Geral de Guarulhos; Hospital de Base de São José do Rio Preto e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

"Foram 52 mil atendimentos nesses 12 anos, com atendimento médico, psicológico e jurídico para mulheres, meninas e meninos menores de 14 anos. Essa ampliação permitirá que o atendimento funcione 24 horas por dia", destacou o governador Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Governo do Estado cria a Coordenação de Políticas para a Mulher

"É uma diretriz política de atendimento integral à saúde dessas mulheres, que garanta a elas autonomia em relação à sua saúde, ao seu corpo, e aos seus direitos sexuais e reprodutivos", disse a coordenadora do programa da saúde da mulher na secretaria da saúde, Karina Calif.

As pacientes receberão, além de assistência psicológica e social, apoio à prevenção da gravidez decorrente da violência sexual (incluindo a realização de abortos previstos em lei), tratamentos para traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para evitar infeções para HIV, DSTs e hepatite.

Ainda, a secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, vai articular a possibilidade de implantar nos centros de referência a realização de exames que possam ser utilizados como prova nos processos de defesa das mulheres.

Do Portal do Governo do Estado



10/08/2012


Artigos Relacionados


Vítimas de violência sexual terão atendimento especial em hospitais da rede pública

Vítimas de violência sexual terão atendimento ampliado na rede pública de saúde

Projeto mostra avanços no cuidado às vítimas de violência doméstica e sexual

Vítimas de violência doméstica podem ter atendimento especializado no SUS

Vítimas de violência sexual terão atendimento assegurado no SUS

Atendimento de urgência a vítimas de violência sexual tem aprovação da CAS