SP quer desenvolvimento diferenciado, diz Goldman a ministro japonês
Missão Empresarial Brasil-Japão visitou nessa quarta-feira (23), o vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão
A Missão Empresarial Brasil-Japão, liderada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, visitou nessa quarta-feira (23), o vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, o senador Hitoshi Kimura, e ressaltou a vontade de São Paulo em mudar a pauta das relações econômicas com aquele país. “Ao longo da história a produção agrícola aproximou nossos dois países, mas São Paulo tem condições de elevar a pauta dessa relação para grandes investimentos em infra-estrutura e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), e nossas empresas estão preparadas para realizar joint-ventures com empresas japonesas”, disse Goldman. “Esse é o tipo de desenvolvimento que nós queremos”, completou.
O ministro Kimura afirmou que a percepção dos japoneses sobre a economia brasileira mudou de maneira significativa nas últimas décadas. “Antigamente pensávamos no Brasil como um grande país da América do Sul, hoje já o percebemos como um grande país em nível mundial”, disse. Ele completou sua exposição dizendo que o etanol desperta grande interesse não apenas das empresas japonesas, mas também dos cientistas daquele país, que se colocam sempre à disposição para ajudar nas pesquisas acerca dessa tecnologia.
JETRO vê nova era dourada entre Brasil e Japão
Em visita à sede da JETRO – Japan External Trade Organization (Organização do Comércio Exterior do Japão), o vice-governador de São Paulo, acompanhado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, e o presidente da FIESP, Paulo Skaf foram recebidos pelo CEO Yassuo Hayashi, juntamente. Para Hayashi, uma nova era dourada nas relações entre Brasil e Japão está se descortinando nesse momento, e colocou sua instituição à disposição para participar desse processo. “Nós agradecemos o apoio do Governo do Estado de São Paulo à JETRO, e nos colocamos à disposição para ajudar nos negócios que tiverem no Japão”, disse.
Alberto Goldman expôs o papel de protagonista do Estado de São Paulo na economia brasileira, e colocou a economia paulista como porta de entrada natural dessa reaproximação econômica entre os dois países. “Além dos investimentos na instalação de empresas e em infra-estrutura, São Paulo quer muito criar parcerias na área tecnológica nos trabalhos com entidades japonesas”, afirmou.
Mudança de agenda
Para o vice-governador Alberto Goldman, as relações entre o Estado de São Paulo e o Japão têm condições de criar uma nova agenda no relacionamento entre o Brasil e aquele país. “São Paulo tem infra-estrutura diferenciada, oferece recursos humanos qualificados, temos centros de pesquisas, mercado consumidor consolidado, e muitas outras vantagens que nos colocam em posição confortável para querer um tipo de desenvolvimento mais qualificado, sustentável e perene”, disse Goldman.
Da Secretaria de Desenvolvimento
(L.F.)
04/24/2008
Artigos Relacionados
Sarney recebe ex-primeiro ministro japonês Taro Aso
MAURO QUER OUVIR MINISTRO SOBRE EIXOS DE DESENVOLVIMENTO
Governador em exercício Alberto Goldman recebe ministro Roberto Mangabeira Unger
Ana Júlia prega modelo diferenciado de desenvolvimento
Comissão de Agricultura quer ouvir novo ministro do Desenvolvimento Agrário
Regime Diferenciado de Contratações poderá ser estendido a outros setores, diz ministro