SP realiza campanha histórica contra rubéola
A vacina, gratuita nos postos de saúde, é destinada a pessoas entre 20 e 39 anos de idade
A Secretaria da Saúde vai distribuir 17,1 milhões de doses da vacina contra a rubéola aos municípios paulistas. Trata-se da maior campanha de imunização em massa da história, que será realizada entre os dias 9 de agosto e 12 de setembro em todo o Estado. Apenas na capital, serão 4,3 milhões de doses da vacina Dupla Viral, que protege também contra o sarampo. As doses serão distribuídas em três etapas, até a segunda quinzena de agosto.
A vacina, gratuita nos postos de saúde, é destinada a homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade. A meta da Secretaria é imunizar 13,5 milhões de pessoas, o que representa 95% dos 14,2 milhões de paulistas nessa faixa etária. Cerca de 7 mil postos fixos e volantes estarão à disposição da população no período. Haverá em torno de 50 mil profissionais de saúde e 4 mil carros envolvidos na operação.
Incidência em homens – No ano passado, foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. No total, o número de casos em 2007 foi o mais alto desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006, houve 66 casos.
A incidência entre os homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos em 2007. Os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências. Nas mulheres, a incidência é similar entre os 20 e 39 anos, público-alvo da campanha.
Desde 2000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira dose da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser tomada aos 15 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante o período de campanha o foco será imunizar as pessoas de 20 a 39 anos.
A abertura da campanha contra a rubéola será realizada no mesmo dia da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, em 9 de agosto. O objetivo é aproveitar a data para imunizar os pais e responsáveis que levarem suas crianças menores de cinco anos aos postos.
Da Secretaria da Saúde
(M.C.)
07/23/2008
Artigos Relacionados
Estado realiza campanha histórica para teste de HIV
Estado realiza campanha histórica para teste de HIV
Sexta-feira, 12, é o último dia da campanha contra rubéola em SP
Participação de homens na campanha contra rubéola é minoria
Homens têm baixa adesão na campanha contra rubéola
Metrô, CPTM e EMTU participam da campanha contra a rubéola