SP tem a 1ª sala híbrida do país em um centro cirúrgico
Serviço possibilita que exames e procedimentos cirúrgicos sejam realizados em um único local
(Atualizada às 16h00)
Serviço de saúde gratuito, com qualidade e tecnologia de ponta. A população que utiliza Sistema Único de Saúde (SUS) agora poderá contar com a sala híbrida do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital de São Paulo. É a primeira sala do tipo do país construída em um centro cirúrgico, que foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quinta, 15.
"Você tinha a intervenção percutânea, os cateterismos e a cirurgia aberta. Agora, a sala híbrida permite unir as duas coisas. A atividade percutânea intervencionista, as intervenções menos invasivas e, de outro lado, a cirurgia aberta, com robô", explicou Alckmin, que ainda classificou as novas instalações como "uma das mais importantes contribuições de nós brasileiros de São Paulo para o país e o avanço da ciência".
Sala híbrida
Com investimento de R$ 4,5 milhões e ocupando um espaço de 130 m², a nova sala híbrida reúne o aparato de um centro cirúrgico ao uso de um equipamento de ponta na área de diagnóstico: o Artis zeego. O robô alemão, que pesa 3,5 toneladas e executa até oito diferentes movimentos, diminui o grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e proporciona maior amplitude terapêutica à equipe médica.
O novo serviço usa tecnologia moderna para apoio diagnóstico de pacientes operados. Permite, por exemplo, que exames feitos com imagens de alta resolução e em 3D ajudem a guiar cirurgias cardíacas complexas, incluindo operações coronarianas e vasculares. Entre os pacientes a serem atendidos estão idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.
Do Portal do Governo do Estado
03/15/2012
Artigos Relacionados
Sala híbrida oferece tecnologia de ponta e serviço gratuito
Funap: Centro de Ressocialização de Mogi Mirim ganha sala de leitura
Cultura: Governo inaugura 6.ª sala de leitura no Centro de Integração da Cidadania
Governo inaugura AME Cirúrgico em Salto
Mutirão cirúrgico de quadril beneficia pacientes no Rio de Janeiro
Anvisa suspende kit cirúrgico, implante e produtos de limpeza