SP terá consultoria internacional inédita em saúde pública
É o que prevê termo de cooperação assinado entre a Secretaria Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde
O Estado de São Paulo será o primeiro do país a receber consultoria direta de especialistas internacionais para projetos, ações e experiências voltadas à saúde pública. É o que prevê termo de cooperação técnica assinado nesta sexta-feira, 13, entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade integrante da Organização Mundial de Saúde.
Pelo acordo, a Opas irá acompanhar permanentemente todos os programas desenvolvidos pela Secretaria, podendo enviar, se necessário, consultores próprios ou indicar técnicos de outros países para trabalho de assessoria técnica específico.
No Brasil, apenas o Ministério da Saúde possui este canal direto com a entidade. A Opas também poderá conceder bolsas para treinamento de profissionais da Secretaria no país ou no exterior, auxiliar na aquisição de materiais não disponíveis no Brasil, intermediar a cooperação de São Paulo com outros países na área da saúde e auxiliar na divulgação internacional de projetos bem sucedidos desenvolvidos pela Secretaria, dentre outras ações.
“Essa parceria representa um grande avanço para o Estado de São Paulo, que terá suas ações e projetos na área da saúde chancelados pela Opas. Trata-se de um olhar externo, de uma entidade internacional com enorme credibilidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Da Secretaria da Saúde
06/13/2008
Artigos Relacionados
Incor fará consultoria cardiológica à distância em rede de saúde pública
Memória: História da saúde pública paulista será recuperada em parceria inédita
Seminário internacional debate os desafios da saúde pública
Estado terá consultoria do Banco Mundial de projetos em PPP
São Paulo sedia Encontro Internacional de Saúde Pública, Veterinária e Inocuidade de Alimentos
São Paulo sedia Encontro Internacional de Saúde Pública, Veterinária e Inocuidade de Alimentos