STF decide divulgar nomes e salários de ministros e servidores
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que irá divulgar, nominalmente, salários e vantagens recebidos pelos ministros e os servidores da Corte. Unânime, a decisão foi tomada em reunião administrativa na terça-feira (22) para atender à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no dia 16 de maio.
Publicação de salários não fere privacidade dos servidores públicos, segundo CGU
Os ministros decidiram abrir todas as informações sobre a folha de pagamento do Tribunal para manter a coerência com uma decisão tomada pela Corte em um julgamento ocorrido em 2009. Na época, eles decidiram divulgar o salário e os nomes dos servidores municipais de São Paulo, mantendo sigilo apenas em relação ao endereço.
A decisão sobre São Paulo é provisória e pode ser revista a qualquer momento, mas, enquanto isso, os ministros optaram por manter a mesma solução para a Suprema Corte. Eles também consideraram que a divulgação terá “coerência política” com o modelo adotado no Executivo, que decidiu divulgar as folhas de pagamento de seus servidores sem cortes.
Quando o assunto foi trazido à reunião, os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello se mostraram apreensivos com a divulgação integral dos dados, pois, segundo eles, isso poderia colocar a segurança dos servidores em risco. Eles chegaram a propor que os vencimentos publicados fossem associados apenas às matrículas, com a possibilidade de obter os nomes a partir de requisição dirigida à secretaria do STF. Ambos, no entanto, aderiram à maioria quando o placar a favor da liberação total de dados se formou.
A decisão vale apenas para o STF e não será estendida a todos os tribunais neste primeiro momento. Segundo o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, os tribunais têm autonomia para decidir como irão proceder sobre o tema. “Ainda estamos articulando um regulamento único para servir para todo o Judiciário, mas há outro caminho, que é cada tribunal decidir que medida adotar”, explicou.
Fonte:
Agência Brasil
23/05/2012 12:29
Artigos Relacionados
Veja o ato que manda divulgar salários de servidores do Senado
Senado passará a divulgar salários de servidores a partir de 31 de julho
Senado vai aguardar norma do Executivo para divulgar salários dos servidores
Atendendo a decisão judicial, Senado divulgará salários sem os nomes dos servidores
Heloísa diz que PT vai divulgar nomes de quem retirou assinatura para instalação de CPI
CCJ vota projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos que sejam réus