STF julga nesta quarta validade da Ficha Limpa
Matéria atualizada em 08/11/2011 às 20h47
O futuro da Lei da Ficha Limpa vai ser decidido nesta quarta-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em sessão plenária marcada para as 14h, dez ministros terão de se manifestar sobre pontos que restaram de julgamentos anteriores, como a possibilidade de retroatividade da lei e o princípio de presunção de inocência.
No primeiro caso, trata-se de decidir se a Ficha Limpa pode alcançar fatos ocorridos antes de a norma entrar em vigor. No segundo, se a condenação por crimes em segunda instância basta para eliminar um candidato.
Se os termos da lei forem considerados constitucionais, a Ficha Limpa poderá ser aplicada a partir das eleições municipais de 2012. Ficariam vedadas, então, candidaturas de pessoas condenadas em sentenças proferidas por órgãos colegiados - em que atuam mais de um juiz - e daquelas que renunciaram a cargo público ou mandato para se livrar de processos de cassação.
O relator da matéria é o ministro Luiz Fux, nomeado para o STF em março para a vaga aberta com a aposentadoria de Eros Grau. O tema foi abordado em duas ações declaratórias de constitucionalidade, ajuizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo PPS, e uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
Desde agosto, o STF vem funcionando com apenas dez ministros, em razão da aposentadoria de Ellen Gracie. Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff escolheu para a vaga a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Rosa Maria Weber, mas ela ainda terá de passar por sabatina no Senado, antes de ser nomeada para o cargo.
07/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Supremo julga aplicação da Ficha Limpa nas eleições de 2010
Ficha Limpa será votado na CCJ nesta quarta
STF confirma validade da Lei da Ficha Limpa
STF pode retomar nesta quarta julgamento da Lei da Ficha Limpa
STF pode julgar Ficha Limpa nesta quarta-feira
Supremo confirma validade da Lei da Ficha Limpa