SUASSUNA COBRA RESGATE DO VALOR DO PROFESSOR



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ao falar durante a homenagem ao Dia do Professor, cobrou hoje (dia 15) do governo e da sociedade o resgate do valor dessa categoria que, a seu ver, cumpre o papel de facilitador não apenas no processo de aquisição do conhecimento, mas também no de construção da identidade social.

- Sem melhorar significativamente nosso quadro educacional, será muito difícil - se não impossível - o Brasil atingir seu objetivo de incorporar-se aos países da 'primeira divisão' da economia mundial - afirmou o senador, argumentando que, conforme pesquisa realizada pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), o crescimento econômico e a geração de empregos ocorrem justamente nos setores mais exigentes em matéria de educação.

Apesar de qualificar como "dramático e alarmante" o quadro educacional brasileiro, Ney Suassuna reconheceu a importância dos diversos programas que o governo tem implementado para melhoria da qualidade do ensino. O senador destacou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério que tem por meta garantir aos professores, a partir do próximo ano, salário mínimo de R$ 300, referente a 20 horas de aulas semanais.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) associou-se às manifestações de solidariedade aos professores que, a seu ver, são o principal instrumento de transformação com que a sociedade pode contar. Na sua opinião, "muito mais por devoção do que por compensação, essa categoria está ainda nas salas de aula procurando levar conhecimento àqueles que não o tem".



15/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo cobra resgate da dívida do Brasil com população negra e índia

Mozarildo cobra do presidente Lula resgate da educação no final de seu mandato

SUASSUNA: "É PRECISO INVESTIR MAIS NA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR"

Professor cobra atenção do MEC a pessoas surdas

NEY SUASSUNA COBRA RELATÓRIOS DO BC

Serys cobra votação imediata de projeto que aumenta valor do salário mínimo