Suassuna destaca urgência da aprovação do Fundeb



O senador Ney Suassuna (PB), líder do PMDB, cobrou dos parlamentares, nesta quarta-feira (21), a busca de um entendimento para a retomada do processo deliberativo do Plenário, a fim de que possa ser apreciada, com urgência, a proposta de emenda à Constituição (PEC 9/2006) que institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

VEJA MAIS

Suassuna ressaltou que a aprovação da proposta será fundamental para que o Brasil possa realizar, a exemplo do que fizeram países como a Coréia do Sul, Singapura, Taiwan, Malásia e China, uma "revolução educacional", fundamental para que se ultrapasse a "barreira do subdesenvolvimento" através da transformação social.

De acordo com o senador, que citou dados do relatório Situação Mundial da Infância 2003, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), "o Brasil não tem feito muito bem seu dever de casa em matéria de educação". Segundo o levantamento, naquele ano, cerca de 8 milhões de adolescentes brasileiros tinham seu futuro comprometido por razões ligadas à precariedade educacional e à pobreza. O país também apresentava mais de 1 milhão de adolescentes analfabetos; 3,3 milhões haviam abandonado a escola, e apenas 11,2% do total tinham conseguido concluir o ensino fundamental.

- Diante desse contexto nada animador, cada vez mais nos colocamos no dever de investir na educação básica de nossos jovens. É justamente nessa etapa da vida que devem ser disseminadas as idéias produtivas, os valores e as experiências positivas que a criança e o jovem absorvem e utilizarão, quando adultas, para o bem social e em prol do desenvolvimento do país - destacou Suassuna.

O Fundeb deverá substituir e ampliar o mecanismo vigente, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).



21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA DESTACA URGÊNCIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Senadores elogiam aprovação do Fundeb

Lúcia Vânia comemora aprovação do Fundeb

Paim pede pressa na aprovação do Fundeb

Ideli cobra celeridade na aprovação do Fundeb

Serys defende aprovação do Orçamento e do Fundeb