SUASSUNA INAUGURA A SÉRIE "CAUSOS POLÍTICOS"



O Projeto "Quintas Culturais", promovido pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, lançou a série Causos Políticos, inaugurada no final da tarde de hoje (dia 13) pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB). "Eu caricaturei um pouco a realidade de uma campanha política, e falei, por exemplo, da vida política dos estados unidos da Paraíba, onde se fala de política 24 horas por dia", disse.

O senador contou, entre outras coisas, que ao longo de sua carreira, juntamente com outros políticos, já distribuiu milhares de dentaduras e até vestido de noiva. "Vestido de noiva era apenas um, e era muito complicado quando a noivinha já aparecia em estado interessante", acentuou.

Subir em palanque, segundo Suassuna, é outra complicação porque em política há "bons e maus oradores". Disse que o senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), por exemplo, "fala tão bem que deve ficar sempre por último, e depois ninguém vai querer falar e nem terá o que dizer".

Ele foi bastante aplaudido pelos presentes, entre os quais os senadores Bello Parga (PFL-MA), Francelino Pereira (PFL-MG), Bernardo Cabral(PFL-AM) e José Ignácio Ferreira (PSDB-ES). Segundo Bernardo Cabral, "o Ney transformou 'Causos Políticos' em políticos de causos". Isso, na opinião de Suassuna, "é um enígma tão complicado quanto ganhar eleição".

Para Ney Suassuna, a diretora da biblioteca do Senado, Simone Vieira, "acertou em cheio com essa iniciativa que, além de interessante, é uma cultura pela qual a sociedade poderá tomar conhecimento da vida e das dificuldades enfrentadaspor um político".



13/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mapa do DF completa série Mapas Políticos Estaduais do IBGE

MIS inaugura série fotográfica

Unesp FM inaugura série “História em Minutinhos”

SP tem a melhor educação de 5ª a 8ª série do Brasil

Secretaria cria recuperação na 5ª série

Alunos de 1ª série ganham 215 mil livros