Suassuna pede liberação de recursos para Itamaraty



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo nesta quinta-feira (21) para que os parlamentares, ao examinarem o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) e o Orçamento de 2004, destinem uma parcela maior de recursos ao Ministério das Relações Exteriores. Suassuna disse que o Itamaraty precisa agora de imediata liberação de verbas para saldar logo suas dívidas e manter o bom nome do Brasil junto aos credores.

O senador citou reportagem publicada na edição de domingo (17) do jornal Folha de S. Paulo, intitulada -Sem verba, Itamaraty enfrenta credores-, segundo a qual apenas 0,28% do orçamento de 2003 são destinados às atividades diplomáticas. O Itamaraty já chegou a receber 1% e países com dimensões menores do que a do Brasil destinam mais recursos à diplomacia, como Colômbia, com 0,48%, e Argentina, com 1,02%.

Com isso, completou o senador, o Brasil encontra-se hoje na iminência de ver despejadas algumas de suas representações, -além do pronto corte de água e de energia-. Ele deu o exemplo dos consulados de Miami e São Francisco, que estão ameaçados de despejo, e da dívida do Itamaraty com organismos como a Unesco e a Organização das Nações Unidas (ONU), em torno de US$ 170 milhões.

- O Itamaraty é, desde há muitos anos, uma referência positiva no serviço público brasileiro. Da mesma forma, para orgulho de todos nós, tornou-se uma instituição respeitada e admirada por outras nações - afirmou o senador, enfatizando a necessidade de garantir condições materiais para a plena atuação das representações brasileiras no exterior.



21/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede liberação de recursos para ES

Eduardo pede liberação de recursos para eclusa no Rio Tocantins

JONAS PINHEIRO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSENTAMENTOS

NABOR PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA PAVIMENTAÇÃO DE TRECHOS DAS BRS 364 E 317

ESPERIDIÃO AMIN PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA FLORIANÓPOLIS

Zambiasi pede liberação de recursos para minimizar efeitos do ciclone