Suassuna prega mini-reforma tributária



Ao final das eleições, o Congresso poderia votar uma mini-reforma tributária, capaz de simplificar a cobrança dos tributos e desonerar o empresariado nacional. A idéia foi defendida nesta segunda-feira (5) pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ao analisar pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apurou ser a carga tributária a grande queixa do setor industrial brasileiro.

- Minha idéia é que possamos enfrentar agora, ao terminar a eleição, num tempo recorde, uma mini-reforma, que permita que o próximo presidente já beneficie o país com essas novas regras. Está em nossas mãos. Não podemos atribuir a mais ninguém, não podemos culpar ninguém - conclamou o parlamentar.

No entender de Suassuna, o Brasil clama por uma reforma e o Legislativo não pode esquecer que, há anos, tramitam na instituição vários projetos com essa proposta.

- É hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos, buscando a solução que o país deseja, uma solução que permita a esse país exportar mais e ser mais justo - disse ele.

O senador argumentou que o momento é extremamente tranqüilo para fazer a mudança, porque nenhum candidato a presidente da República se opõe à novidade. Ele lembrou que no debate realizado pela TV Bandeirantes com os candidatos a presidente, Luís Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, José Serra e Anthony Garotinho concordaram em que a reforma tributária é necessária, urgente e clamada pelo país.

- Portanto, vamos aproveitar, já que todos concordam, e vamos fazê-la, propiciando a desoneração de nossas exportações e, principalmente, a agilidade na fiscalização, que hoje é complexa - disse Suassuuna.

O senador explicou que, com essa reforma, o Brasil conseguirá a dinamização das empresas, que terão menos custos e conseguirão maior expansão. No mesmo discurso, o senador defendeu mais incentivo ao comércio exterior. Ele lamentou a pouca criatividade dos gestores desse setor, observando que países de território insignificante, como a Coréia e Taiwan, ocupam dezenas de vezes mais espaço que o Brasil.



05/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet diz que Senado votará mini-reforma tributária em tempo hábil

ERNANDES AMORIM PREGA REFORMA TRIBUTÁRIA

Mozarildo prega reforma tributária como forma de redistribuição de renda

Suassuna: Senado aperfeiçoou a reforma tributária

SUASSUNA DESTACA URGÊNCIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Reforma tributária é a possível, reconhecem Suassuna e Garibaldi