Mozarildo prega reforma tributária como forma de redistribuição de renda



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) defendeu a realização de uma reforma tributária "ampla, duradoura e eficaz" que promova a redistribuição de renda no país. O senador enfatizou que, para que isto ocorra, o Estado deve arrecadar mais dos estratos mais ricos da sociedade ao contrário do que acontece hoje.

Mozarildo apontou como exemplo da injustiça tributária o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Ele citou matéria do jornal Folha de S. Paulo , publicada no dia 9 de março, segundo a qual os recursos arrecadados com o imposto sobre salários aumentaram 54% nos últimos oito anos - de 1994 a 2001 -, contra um aumento de apenas 12% do imposto pago pelos bancos.

O senador ressaltou que a comparação está longe de abranger o sistema tributário brasileiro como um todo, como os impostos indiretos e não progressivos, que ajudam a fazer dele um instrumento de concentração de renda, mas serve como ilustração da injustiça tributária no país.

- Antes de qualquer discussão sobre a composição do gasto público melhor talhado para promover a distribuição de renda, envidemos esforços para impedir que a máquina arrecadadora do Estado continue a retirar mais recursos de quem tem menos, deixando os de quem tem mais a vontade - disse o senador.

Para Mozarildo, tudo indica que ainda na vigência desse governo não será possível promover uma reforma tributária ampla. Ele acrescentou que a sociedade deve cobrar do próximo presidente, tão logo assuma o cargo, um projeto nesse sentido.



08/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende redução da CPMF como forma de garantir a reforma tributária

Valadares defende redução da CPMF como forma de garantir a reforma tributária

Neuto de Conto defende reforma tributária como forma de incentivar o crescimento

Suassuna prega mini-reforma tributária

ERNANDES AMORIM PREGA REFORMA TRIBUTÁRIA

Marisa Serrano classifica prisões brasileiras como masmorras e prega reforma do sistema penitenciário